Avançar para o conteúdo principal

Tirem-me daqui! Estão à espera de quê?

Talvez por estarmos cada vez mais habituados, nem sempre damos conta daquilo que nos rodeia. De tão familiares se tornaram aos nossos olhos, que deixamos de dar a devida atenção. 
Estou a referir-me concretamente aos placards espalhados pela cidade, que anunciam determinadas obras públicas. 
É de louvar a intenção de informar os munícipes que certa obra está orçada em X euros, vai ser comparticipada em y euros, a data inicio e de conclusão... mas esse mesmo placard, normalmente em formato XL, manter-se no mesmo local passados anos da obra estar concluída, é que já não se entende. Para que serve? Para nada! É lixo. 
Para além de inestéticos e muitas vezes pela sua localização, tornam-se um caso de poluição visual, ofuscando mesmo a beleza envolvente. 
Veja-se os dois casos que as fotografias em baixo documentam.

Este placard junto à Igreja das Almas, contem informação sobre as obras de
conservação e restauro do templo... concluídas em 2008 

Este velhinho placard no espaço relvado da Marina de Viana do Castelo, informa que a construção da
Ponte Móvel Pedonal na Frente Ribeirinha de Viana do Castelo tem data de início janeiro de 2006
e data de conclusão julho de 2006 (já lá vão uns aninhos)

PUBLICAÇÕES MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

O Campo d’Agonia já foi assim

Estes tempos já lá vão. Mas ficaram estas fotografias para nos recordar como era o emblemático Campo d’Agonia, em Viana do Castelo, há alguns anos. Consegue encontrar as diferenças?  📸 março 2005 | @olharvianadocastelo

Veleiro HAI entra em estaleiro de Viana do Castelo

Esta sequência de imagens mostram o momento (26.10.2026) em que o veleiro HAI é retirado da água e colocado em seco no cais da MetaloRep - Construção e Reparação Naval (Doca Seca Engº Duarte Pacheco), em Viana do Castelo. Recorde-se, que o HAI, é o veleiro com bandeira alemã, que encalhou no passado dia 11 de outubro, na foz do rio Minho, em Caminha. 📸 26 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Dias de Todos os Santos e de Finados, os dias em que os cemitérios se enchem de pessoas para homenagear os mortos

Repetindo um ritual, a 1 de novembro, é celebrado todos os anos pela Igreja Católica o Dia de Todos os Santos com o intuito de evocar a memória de todos os santos e mártires. No entanto, é neste dia que por ser feriado, véspera do dia de Finados, muitos antecipam a ida ao cemitério para prestarem homenagem a familiares e amigos já falecidos. É a oportunidade para que centenas de pessoas cumpram a tradição de limpar as campas, encher as jarras de flores, acender uma vela e rezar junto dos túmulos dos seus entes queridos. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31)

Em Viana do Castelo prossegue a montagem das decorações de Natal

Uma das novidades deste ano, a árvore de Natal 3D gigante no Largo de São Domingos, já se encontra instalada. Nesta árvore, haverá espetáculos multimédia com iluminação sincronizada com música. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. 📸 24 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Faltam dois meses para o Natal…

Quem resiste à montra desta loja? Alameda 5 de outubro, Viana do Castelo. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo