Avançar para o conteúdo principal

Tirem-me daqui! Estão à espera de quê?

Talvez por estarmos cada vez mais habituados, nem sempre damos conta daquilo que nos rodeia. De tão familiares se tornaram aos nossos olhos, que deixamos de dar a devida atenção. 
Estou a referir-me concretamente aos placards espalhados pela cidade, que anunciam determinadas obras públicas. 
É de louvar a intenção de informar os munícipes que certa obra está orçada em X euros, vai ser comparticipada em y euros, a data inicio e de conclusão... mas esse mesmo placard, normalmente em formato XL, manter-se no mesmo local passados anos da obra estar concluída, é que já não se entende. Para que serve? Para nada! É lixo. 
Para além de inestéticos e muitas vezes pela sua localização, tornam-se um caso de poluição visual, ofuscando mesmo a beleza envolvente. 
Veja-se os dois casos que as fotografias em baixo documentam.

Este placard junto à Igreja das Almas, contem informação sobre as obras de
conservação e restauro do templo... concluídas em 2008 

Este velhinho placard no espaço relvado da Marina de Viana do Castelo, informa que a construção da
Ponte Móvel Pedonal na Frente Ribeirinha de Viana do Castelo tem data de início janeiro de 2006
e data de conclusão julho de 2006 (já lá vão uns aninhos)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.