Avançar para o conteúdo principal

DE OLHO NA RUA: Ponte móvel pedonal novamente avariada

Com “De Olho na Rua”, pretendo mostrar situações que observo no quotidiano das Ruas de Viana do Castelo, sendo elas boas ou más. As mudanças, os detalhes, as pessoas, situações anormais, divertidas ou insólitas...

Ponte móvel pedonal de Viana do Castelo custou 1,2 milhões de euros e já se encontra novamente avariada.


A funcionar desde 2007, a ponte móvel pedonal de Viana do Castelo, que custou 1,2 milhões de euros e permite a continuidade da ciclovia marginal, entre o antigo complexo turístico da marina, transformado mais tarde em "Cais de Viana" (presentemente “abandonado”) e as docas de recreio da cidade, encontra-se novamente avariada, inviabilizando a passagem de peões e bicicletas. 
Já não é a primeira vez que tal situação acontece, só que agora a ponte já se encontra inoperacional há mais de um mês.

Comentários

  1. Meu caro amigo:
    A posse do que quer que seja exige manutenção, e a manutenção tem um preço.
    Os novos ricos deslumbram-se com a posse. Querem fazer figura. Querem ter!
    Infelizmente quem tomou e toma conta do país não tem experiência de vida suficiente para entender que o que quer que se acrescente tem de ser integrável no que existe sem grandes roturas.
    Em Viana do Castelo os parques de estacionamento periféricos, os restaurantes na marina, o esvaziamento do centro histórico por falta de projecto global são insustentáveis.

    ResponderEliminar
  2. Plenamente de acordo com o "capitão".
    Tudo tem de ter manutenção e ela tem um preço,mas neste caso concreto,creio que a ponte nunca funcionou a 100% e digo-o porque sempre desde início que a vi com falhas e "avarias?" e assim sendo as garantias têm que se fazer cumprir.
    Mas como outras mais coisas em Viana foram feitas para funcionar e não funcionam,das duas uma ou quem as faz não percebe nada da "poda" ou existem por aí muitos gatos escondidos com os rabos de fora...

    ResponderEliminar
  3. Com tão pouco tempo de vida, já foram várias as vezes que se encontrou avariada. Deve ter um mecanismo muito sofisticado e sensivel. Tanto dinheiro investido e pelos vistos a qualidade do material não inspira muita confiança.

    ResponderEliminar

  4. Os exemplos do passado deviam servir ao menos para aprender. E o que mais custa, é que aqueles que erraram no passado - alguém com bom senso construiria uma ponte pedonal que precisa de um operador dedicado para funcionar? - são os mesmos que continuam a errar no presente!
    3 milhões de euros para as obras do campo da agonia! Mais qualquer coisa para os centros de vela remo e canoagem! Tudo investimentos que não geram qualquer tipo de retorno e se não tiverem investimentos permanentes de manutenção, estarão brevemente degradadas. Agora que são novidade e dão proveito a alguns, pouco se fala, mas daqui a uns anos todos comentarão! Não seria possível sermos dirigidos por alguém capaz de antecipar o futuro?
    PS - aproveito para saudar esta nova componente do blog que vai para além do carácter noticioso (também importante!, dando-lhe outra acutilância!

    ResponderEliminar
  5. e pouca gente se lembra que ainda há muitas freguesias deste concelho sem saneamento básico! (que, como o nome indica, é básico!)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana do Castelo volta a dedicar Feira de Artesanato aos artesãos do concelho

Várias dezenas de artesãos de Viana do Castelo são esperados na Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia, que assinala 105 anos da sua primeira edição e que vai realizar-se no Jardim Público da cidade, de 06 a 21 de agosto de 2022. As inscrições arrancam hoje através do site oficial www.festasdagonia.com. De acordo com o regulamento da feira, disponível no site oficial em www.festasdagonia.com, esta volta a realizar-se no Jardim Público, promovida pela VianaFestas e pela Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. As inscrições dos artesãos, de caráter obrigatório, decorrem de 09 de junho até 03 de julho.    Em 2022, a feira vai decorrer de 06 a 16 de agosto das 16:00 às 23:00, passando de 17 a 21 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00. A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos. A s

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Desfile da Mordomia na Romaria d’Agonia

O Desfile da Mordomia é um dos momentos de maior destaque naquela que é considerada a Rainha das Romarias de Portugal. Depois de dois anos de ausência daquele número devido à pandemia, na Romaria d’Agonia 2022 é esperado um recorde de participações. Cerca de 800 mordomas (número máximo aceite pela organização) irão estar no desfile que vai decorrer no dia 18 de agosto. Em 2019 participaram no desfile 619 mordomas. O Desfile da Mordomia é considerado a maior montra de trajes e ouro ao ar livre do país. No deste ano, estima-se que o valor total do ouro que as 800 mordomas vão usar (2,5 quilogramas, em média, cada uma), calculado com base no preço atual, atinja os 94 milhões de euros.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)