Avançar para o conteúdo principal

''Festival Luzias'' com vertente solidária


Vem aí mais uma edição do Luzias - Festival de Tunas Femininas de Viana do Castelo. 
Além do festival e de toda a animação, o III Luzias tem agora também uma vertente solidária. Este ano o evento irá apoiar a Joana, uma menina portadora de Paralisia Cerebral, que precisa de ajuda para adquirir uma cama articulada para fazer face às necessidades e dificuldades que possui. 
A TUNICE, Tuna Académica Feminina do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), organizadora do Festival, propõe a colaboração para angariar o maior número possível de tampas plásticas, de todos aqueles que forem assistir no dia 17, ao Festival de Tunas Femininas no Auditório do Castelo Santiago da Barra, com início agendado para as 21h. 
Cada pessoa que levar um garrafão de 5L cheio de tampas plásticas terá um desconto de 50 cêntimos no bilhete do Festival. 
A programação deste III Luzias conta com a realização de uma serenata à cidade, no Largo de S. Domingos, em frente à Igreja, pelas 22h, do dia 16 de novembro. 
No dia 17, no Auditório do Castelo Santiago da Barra, pelas 21h, ocorrerá o Festival de Tunas Femininas. As tunas a concurso serão a TFMUC – Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra, a TFAAUAv – Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro, a TFIST– Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico, e as Meninas e Senhoras da Beira – Tuna Feminina da Academia de Viseu. 
Extraconcurso atuará a HINOPORTUNA – Tuna Académica do IPVC e a TUNICE – Tuna Académica Feminina do IPVC.

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

Festival VIANA BATE FORTE já começou

A 6ª edição do “VIANA BATE FORTE” arrancou esta sexta-feira no centro histórico da cidade de Viana do Castelo contando com três palcos instalados na Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva (ver fotos). O festival continua amanhã com mais oito concertos.