Avançar para o conteúdo principal

''Festival Luzias'' com vertente solidária


Vem aí mais uma edição do Luzias - Festival de Tunas Femininas de Viana do Castelo. 
Além do festival e de toda a animação, o III Luzias tem agora também uma vertente solidária. Este ano o evento irá apoiar a Joana, uma menina portadora de Paralisia Cerebral, que precisa de ajuda para adquirir uma cama articulada para fazer face às necessidades e dificuldades que possui. 
A TUNICE, Tuna Académica Feminina do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), organizadora do Festival, propõe a colaboração para angariar o maior número possível de tampas plásticas, de todos aqueles que forem assistir no dia 17, ao Festival de Tunas Femininas no Auditório do Castelo Santiago da Barra, com início agendado para as 21h. 
Cada pessoa que levar um garrafão de 5L cheio de tampas plásticas terá um desconto de 50 cêntimos no bilhete do Festival. 
A programação deste III Luzias conta com a realização de uma serenata à cidade, no Largo de S. Domingos, em frente à Igreja, pelas 22h, do dia 16 de novembro. 
No dia 17, no Auditório do Castelo Santiago da Barra, pelas 21h, ocorrerá o Festival de Tunas Femininas. As tunas a concurso serão a TFMUC – Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra, a TFAAUAv – Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro, a TFIST– Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico, e as Meninas e Senhoras da Beira – Tuna Feminina da Academia de Viseu. 
Extraconcurso atuará a HINOPORTUNA – Tuna Académica do IPVC e a TUNICE – Tuna Académica Feminina do IPVC.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo