Avançar para o conteúdo principal

''Festival Luzias'' com vertente solidária


Vem aí mais uma edição do Luzias - Festival de Tunas Femininas de Viana do Castelo. 
Além do festival e de toda a animação, o III Luzias tem agora também uma vertente solidária. Este ano o evento irá apoiar a Joana, uma menina portadora de Paralisia Cerebral, que precisa de ajuda para adquirir uma cama articulada para fazer face às necessidades e dificuldades que possui. 
A TUNICE, Tuna Académica Feminina do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), organizadora do Festival, propõe a colaboração para angariar o maior número possível de tampas plásticas, de todos aqueles que forem assistir no dia 17, ao Festival de Tunas Femininas no Auditório do Castelo Santiago da Barra, com início agendado para as 21h. 
Cada pessoa que levar um garrafão de 5L cheio de tampas plásticas terá um desconto de 50 cêntimos no bilhete do Festival. 
A programação deste III Luzias conta com a realização de uma serenata à cidade, no Largo de S. Domingos, em frente à Igreja, pelas 22h, do dia 16 de novembro. 
No dia 17, no Auditório do Castelo Santiago da Barra, pelas 21h, ocorrerá o Festival de Tunas Femininas. As tunas a concurso serão a TFMUC – Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra, a TFAAUAv – Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro, a TFIST– Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico, e as Meninas e Senhoras da Beira – Tuna Feminina da Academia de Viseu. 
Extraconcurso atuará a HINOPORTUNA – Tuna Académica do IPVC e a TUNICE – Tuna Académica Feminina do IPVC.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana do Castelo acende as luzes de Natal a 7 de novembro de 2026

Foi, esta terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um investimento financeiro na iluminação de Natal semelhante ao dos anos transatos, 200 mil euros, mas com um reforço do número de ruas iluminadas. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. A proposta integra “significativos incrementos”, nomeadamente com implementação dos espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a colocação da árvore multimédia no Largo de São Domingos, com vista à promoção de uma maior distribuição das pessoas pelas atrações e pelo centro histórico, bem como a inclusão da Rua de Viana, para a dinamização do comércio tradicional neste local. Serão iluminados cerca de quarenta arruamentos do centro histórico. Na A...

Loja da Fábrica da Louça Regional de Viana volta a abrir este fim de semana

Desde junho de 2026, que centenas de pessoas já passaram pela loja da Fábrica da Louça Regional de Viana, situada na Rua da Fábrica, Meadela, Viana do Castelo, para adquirir peças desta emblemática louça. Recorde-se que esta fábrica encerrou e deixou de produzir desde 2006, tendo em stock ainda cerca de um milhão de peças que os atuais proprietários estão a tentar vender. Para o efeito, desde junho deste ano que abrem a loja um fim de semana por mês, até esgotar o stock. Este fim de semana, volta a abrir portas este sábado, dia 3, das 14h00 às 19h00 e no domingo, dia 4, das 10h00 às 13h00. Aproveite o fim de semana e passe por lá!  📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Sexta-feira é dia de Feira Semanal!

Campo d’Agonia  Viana do Castelo  📸 2 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos. Reconhece estes lugares?

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Estas fotografias antigas de Viana do Castelo mostram-nos como eram as ruas e as vistas de algumas zonas da cidade. A cidade transformou-se, cresceu, ganhou novos contornos. Consegue encontrar as diferenças? 

"VIANA À MESA: 1920-1970". Exposição nos Antigos Paços do Concelho

Uma exposição que nos leva numa viagem pela mesa dos vianenses entre 1920 e 1970. Uma oportunidade para ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. A inauguração da exposição terá lugar no dia 2 de outubro de 2026, às 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), e contará com a presença de José Pacheco Pereira. Pode ser visitada de 2 a 31 de outubro. Nos dias 3 e 17 de outubro, às 11 horas, há visitas guiadas. Uma exposição a não perder. A entrada é livre!