Avançar para o conteúdo principal

Os nomes e a história das ruas de Viana do Castelo

Prosseguindo com a descrição e origem de alguns nomes atribuídos a arruamentos da cidade de Viana do Castelo, desta vez vou dar a conhecer quem são as pessoas que dão o nome a duas ruas de Viana e que fizeram elas para merecem tal honra. 

AVENIDA CONDE DA CARREIRA 
Avenida da zona histórica, com princípio na Avenida General Humberto Delgado e fim na Rua dos Bombeiros, já na freguesia de Santa Maria Maior. Esta Avenida chamou-se antigamente Largo do Corpo da Guarda, e depois, Rua da Carreira.

QUEM FOI  CONDE DA CARREIRA?
O seu topónimo consagra Luís António de Abreu Lima (1787-1871), Conde da Carreira. Formado em Direito, foi diplomata e poeta. Recebeu as mais altas condecorações honoríficas em Portugal e no estrangeiro.

Avenida Conde da Carreira

RUA GENERAL LUÍS DO REGO 
Artéria da zona histórica, entre a Rua da Escola Industrial e Comercial de Nun'Álvares e a Avenida Combatentes da Grande Guerra. Construída em 1526, inicialmente com o nome de Rua da Lama, passou depois a chamar-se Rua das Rosas e, finalmente Rua General Luís do Rego.

QUEM FOI O GENERAL LUÍS DO REGO?
O seu topónimo presta homenagem ao General Luís do Rego Barreto, que foi 1º Visconde de Geraz do Lima, nascido em Viana do Castelo em 1777 e falecido nesta mesma terra em 1840 e que viveu e morreu no imponente edifício historicamente conhecido  pelo seu nome - Palacete Rego Barreto - situado precisamente na esquina do topo Poente desta Rua.

Rua General Luís do Rego

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Já visitou a exposição “Bilhete-Postal Ilustrado Romântico”?

Uma oportunidade para ver uma coleção particular de Postais Ilustrados do 1.º quartel do século XX, de José Filgueiras, numa iniciativa da Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos ENVC. Para ver até 27 de outubro, na sede social do GDCTENVC, situada na Avenida Rocha Páris n.º 95, Viana do Castelo. A entrada é livre. “É suposto que os amantes celebrem o amor, a paixão e a partilha de sentimentos, particularmente aqueles que, tal como comigo acontece, têm sensibilidade para nestes valores acreditar. A todos eles dedico esta série de imagens do Bilhete-postal Ilustrado romântico “À moda antiga” do 1.º quartel do século XX.”