Avançar para o conteúdo principal

Os nomes e a história das ruas de Viana do Castelo

Já alguma vez se questionou sobre a origem dos nomes das ruas, avenidas, praças, bairros... da cidade onde mora? Você que vive em Viana do Castelo nunca teve curiosidade em saber de onde veio o nome da sua rua?

LARGO 9 DE ABRIL
Largo anteriormente designado Largo de Monserrate, embora com menos área, mas que ao ser demolida a antiga Igreja de Monserrate, em 1916, ficou com o espaço atual e a denominar-se Largo 9 de Abril.
O seu topónimo presta homenagem à participação portuguesa na I Grande Guerra,  especialmente todos aqueles  (entre os quais muitos vianenses integrados na heróica Brigada do Minho) que lutaram e morreram na célebre Batalha de La Lys, França, travada nesta data no ano de 1918.
No topo nascente  deste largo fica o edifício datado de 1790, que serviu de quartel desse corpo militar que pertencia ao Regimento de Infantaria 3 e por fim, até 1978, do Batalhão de Caçadores 9. Atualmente as suas instalações são ocupadas pelo Centro Académico do Instituto Politécnico.
No centro deste Largo 9 de Abril está erigido o Monumento ao Soldado Desconhecido também conhecido como Monumento aos Mortos da Grande Guerra.

Largo 9 de Abril, Viana do Castelo
RUA DO POÇO
Rua do centro medieval, situada entre a Praça da Erva e o Largo do Instituto Histórico do Minho. O seu topónimo é devido, conforme o próprio nome o diz, à existência nesta Rua de um poço que abastecia a água necessária a toda a população do burgo dentro do circuito de muralhas. Este poço comunitário que deu o nome à Rua, foi reparado em 1570 e depois resguardado com grades de ferro em 1625, mas ainda pelos anos de 1950 estava bem visível, até que sendo tapado não resta dele hoje qualquer vestígio.

Rua do Poço, Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sabe o que vai acontecer de 3 a 13 de julho?

Em contagem decrescente para o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . De 3 a 13 de julho! No Jardim Público e no Jardim Marginal de Viana do Castelo. Animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (3 a 6 de julho, no Anfiteatro da Marina) e Viana STARTS integram a programação. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo Toda a programação em 👇  

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.