Avançar para o conteúdo principal

A “maior árvore natural de Natal da Europa”, acende-se sexta-feira em Viana do Castelo

A iluminação daquela que é considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, localizada no centro de Viana do Castelo, vai ser ligada na sexta-feira, com mais de 40.000 lâmpadas. 
A iluminação desta árvore com 50 metros de altura acontece há vinte anos e, em 2012, envolveu a colocação de 34.200 micro lâmpadas e 600 lâmpadas incandescentes e de “flash”. 
A ornamentação, que só será terminada na sexta-feira, recorre ainda a 30 estrelas, com cerca de 4.300 lâmpadas, e 20 bolas, com 50 centímetros de diâmetro e com 2.500 lâmpadas de tecnologia de baixo consumo (LED), sobressaindo tons de cristal e vermelho. 
Esta araucária excelsa, uma espécie originária da Austrália, está situada no jardim do antigo Serviço de Luta Anti-Tuberculose (SLAT), próximo da Igreja de Santo António e à margem da Avenida 25 de Abril, sendo a iluminação vista em todo o perímetro da cidade. 
A decoração, que todos os anos é assegurada manualmente, obrigando à escalada de dois técnicos até ao topo da árvore, está a ser feita por uma empresa de Guimarães. 
Segundo fonte da autarquia, que assegura os custos com esta decoração, a iluminação será ligada pelas 18:00 de sexta-feira, mantendo-se até 6 de Janeiro, tal como a ornamentação colocada nos principais pontos da cidade. 
A Câmara de Viana do Castelo garante tratar-se da "maior árvore de Natal natural de Europa", a qual, desde 2010, que tem o título de "interesse público"
Esta classificação, atribuída pela Autoridade Florestal Nacional, impossibilita que a árvore seja cortada ou desramada sem autorização prévia, sendo todos os trabalhos efectuados sob orientação técnica daquele organismo.
Fonte: LUSA

Comentários

  1. Este ano as iluminações natalícias das ruas da cidade estão muito pobrinhas. Se não há dinheiro, mais valia não pôr nada.

    ResponderEliminar
  2. Assim se vai destruindo património da nossa cidade.18 dezembro, 2012 13:35

    Estou triste:
    Passei hoje na Rua Candido dos Reis , hoje denominado Passeio das Mordomas e reparei que destruiram uma das arvores mais belas e ornamentais da nossa cidade.
    Destruiram uma arvore secular porque fizeram uma " poda " debastadora que a curto prazo levarão á morte lenta da arvore.
    Além de ser uma arvore denominada " Magnólia "com uma certa longevidade , tinha a particularidade de primeiro aparecer as flores e posteriormente as folhas dando ao local uma beleza impar.
    Este ano vai-se notar bem a diferença, os seus ramos são diminutos e a breve tempo morrerá.
    Foi propriedade de José Augusto Palhares Malafaia falecido em 25 de Abril de 1910, deixou a sua biblioteca sobre Botánica à Camara Municipal de V. do Castelo, sendo um grande apreciador de Flores.
    Para além da Magnólia existe uma Palmeira e plantas exoticas , tais como fetos e outras variedades.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Sinais novos, hábitos velhos

Esta sinalização foi colocada há algumas semanas neste local da Rua dos Manjovos, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo, de forma a ser mais visível (anteriormente estava colocada junto ao prédio que se encontra no lado direito da foto). Apesar da nova localização tornar os sinais bem mais visíveis, as infrações continuam a acontecer todos os dias. A referida sinalização rodoviária mostra o que é permitido e o que é proibido fazer. Por que é tão difícil respeitar as regras de trânsito?