Avançar para o conteúdo principal

Confraria de Santa Luzia quer construir um restaurante panorâmico e um albergue de peregrinos junto ao Templo


A Confraria de Santa Luzia quer construir um restaurante panorâmico e um albergue de peregrinos junto ao santuário com o mesmo nome, em Viana do Castelo. Segundo o projeto aprovado por unanimidade na última reunião de executivo, a Confraria quer avançar com o reordenamento urbanístico do santuário e pretende “redesenhar” a praça do templo, reorganizando a circulação pedonal e automóvel. 
José Maria Costa, autarca vianense, diz que este é um projeto “muito interessante” e acredita que esta pode ser “uma nova forma de atratividade” do espaço. O socialista diz que está a promover contactos para alertar para o interesse patrimonial e turístico do Monte de Santa Luzia, para que o projeto possa ser viabilizado. 
Na proposta é referida a intenção de eliminar "o estacionamento na frente do templo” e a redução da “área de paragem de autocarros", além da "construção de um bar/restaurante panorâmico" e "de um espaço de culto/cripta sob o nível da praça". Num outro nível, a confraria pretende avançar com uma "reorganização geral do espaço exterior a norte do templo", alterando os arranjos existentes, "de forma a promover a sua renaturalização e ampliar substancialmente a área de estacionamento". 
Por último, está ainda prevista a "revitalização" do Jardim das Tílias através da "replantação de diversas árvores e redefinindo as áreas ajardinadas", além da instalação de um parque de merendas e da construção de um anfiteatro. 
Nesta zona do santuário, a confraria pretende também construir, segundo o projeto enviado à Câmara, um edifício polivalente de três andares para receber as novas instalações da instituição, mas também para acolher um albergue de peregrinos, entre outras valências. 
Este projeto já recebeu recomendação para aprovação do pelouro do Planeamento Urbano e Gestão Urbanística da Câmara e foi aprovado agora em reunião do executivo. 
Recorde-se que o santuário de Santa Luzia foi projetado pelo arquiteto Ventura Terra e construído entre 1904 e 1943. É o ex-libris da cidade de Viana e recebe todos os anos cerca de 1 milhão de visitantes.

Texto: Rádio Geice

Comentários

  1. Mais um restaurante na cidade? Os que há já são demais. Ainda por cima já existe um restuarnate junto ao Templo de Santa Luzia e não me parece que esgote todos os dias.
    Será que há lugar para mais um?

    ResponderEliminar
  2. Gosto da parte que diz, retirar o estacionamento, e reduzir área de paragem de autocarros!
    Já agora, acho que era bom uma estrada estreita com passeios muito largos, para que os visitantes não possam parar os carros e passem sem parar.
    E o ideal, acho que seria ainda estudar um parque de estacionamento subterrâneo, a pagar, com no mínimo 3 pisos abaixo do nível do solo, e capacidade para uns 5000 lugares de estacionamento para ficar às moscas, e para que aconteça nesse belo local o mesmo que aconteceu à cidade... transformar-se num deserto, porque se não há onde estacionamento, não há visitantes!

    Errar é Humano, mas não aprender com os erros e cair várias vezes na mesma esparrela é, se me permitem, incompetência!

    Evoluir, construir, progredir é preciso, mas é preciso ver como!

    Esse parque foi construído há... sei lá quanto tempo, no tempo em que se contavam pelos dedos, os carros que existiam, e ainda sobravam, quiçá, dedos, porque se achou necessário... Agora que existem milhões, retiram-se os parques...
    Belo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Já se acenderam as luzes de Natal em Viana do Castelo

As iluminações estão presentes em várias ruas de Viana, engalanando ainda duas entradas da cidade, praças e rotundas até ao dia 08 de janeiro de 2023. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e as 00h00.