Avançar para o conteúdo principal

Confraria de Santa Luzia quer construir um restaurante panorâmico e um albergue de peregrinos junto ao Templo


A Confraria de Santa Luzia quer construir um restaurante panorâmico e um albergue de peregrinos junto ao santuário com o mesmo nome, em Viana do Castelo. Segundo o projeto aprovado por unanimidade na última reunião de executivo, a Confraria quer avançar com o reordenamento urbanístico do santuário e pretende “redesenhar” a praça do templo, reorganizando a circulação pedonal e automóvel. 
José Maria Costa, autarca vianense, diz que este é um projeto “muito interessante” e acredita que esta pode ser “uma nova forma de atratividade” do espaço. O socialista diz que está a promover contactos para alertar para o interesse patrimonial e turístico do Monte de Santa Luzia, para que o projeto possa ser viabilizado. 
Na proposta é referida a intenção de eliminar "o estacionamento na frente do templo” e a redução da “área de paragem de autocarros", além da "construção de um bar/restaurante panorâmico" e "de um espaço de culto/cripta sob o nível da praça". Num outro nível, a confraria pretende avançar com uma "reorganização geral do espaço exterior a norte do templo", alterando os arranjos existentes, "de forma a promover a sua renaturalização e ampliar substancialmente a área de estacionamento". 
Por último, está ainda prevista a "revitalização" do Jardim das Tílias através da "replantação de diversas árvores e redefinindo as áreas ajardinadas", além da instalação de um parque de merendas e da construção de um anfiteatro. 
Nesta zona do santuário, a confraria pretende também construir, segundo o projeto enviado à Câmara, um edifício polivalente de três andares para receber as novas instalações da instituição, mas também para acolher um albergue de peregrinos, entre outras valências. 
Este projeto já recebeu recomendação para aprovação do pelouro do Planeamento Urbano e Gestão Urbanística da Câmara e foi aprovado agora em reunião do executivo. 
Recorde-se que o santuário de Santa Luzia foi projetado pelo arquiteto Ventura Terra e construído entre 1904 e 1943. É o ex-libris da cidade de Viana e recebe todos os anos cerca de 1 milhão de visitantes.

Texto: Rádio Geice

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Uma paisagem em despedida

Em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo ainda persistem “nódoas” na paisagem que contrastam com a envolvência.  É o caso do antigo edifício da Empresa de Pesca de Viana (ver foto), que se encontra degradado e devoluto há décadas, no largo Maestro José Pedro. Muito recentemente (julho 2025), a construtora vianense Baltor - Engenharia e Construção, apresentou um projeto que prevê uma intervenção neste edifício que vai mudar o seu aspeto decadente e degradado. O edifício, que durante muitos anos esteve ligado à indústria da pesca e da transformação do bacalhau, será o "Edifício das Pescas" que, depois de reabilitado, vai dar lugar a cerca de 55 frações habitacionais. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Em contagem decrescente para o Natal

Viana do Castelo continua a engalanar-se para receber o Natal. 📸 20 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

A mais recente construção dos estaleiros navais WestSea

Ao início da tarde desta quinta-feira (23), o Star Seeker, o quinto navio da série Explorer, a sair para provas de mar dos estaleiros navais WestSea, em Viana do Castelo, onde está a ser construído. Está quase pronto, cerca de mais um mês e partirá de vez. 📸 23 outubro 2025 | @olharvianadocastelo 

Em Viana já se montam as iluminações de Natal

Na cidade de Viana do Castelo já teve início a montagem das luzes de Natal, que começam a brilhar no dia 8 de novembro, e vão permanecer até ao dia 12 de janeiro de 2026. As ornamentações/iluminações deste ano vão decorar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Vão ser investidos cerca de 200.000€. A iluminação de Natal de 2024 foi inaugurada em 9 de novembro. 📸 14 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Cerca de 140 barcos no Meeting Internacional de Optimist

Tudo a postos para mais de 140 jovens velejadores competirem em mais uma edição da SEMANA DO ATLÂNTICO / XI TROFÉU CIDADE DE VIANA DO CASTELO / Meeting Internacional de Optimist, que acontece de 24 a 26 de outubro de 2025, nas águas de Viana do Castelo. Esta prova é organizada pela Federação Portuguesa de Vela e o Clube de Vela de Viana do Castelo. 📸 24 outubro 2025 | @olharvianadocastelo