Avançar para o conteúdo principal

Nomes das ruas contam a história de Viana

... conheça um pouco mais sobre a história de cada Rua de Viana do Castelo.

AV. DOS COMBATENTES DA GRANDE GUERRA
O topónimo desta artéria central da cidade, alongada desde a Estação do Caminho-de-Ferro até à moderna Praça da Liberdade, evoca os Combatentes da 1ª Grande Guerra.
O projeto da sua construção foi aprovado em 10 de Janeiro de 1917. Em abril estavam já consumadas muitas demolições e combinadas as respetivas expropriações com os outros proprietários. Até final do ano de 1917, ficou acabado toda a sua abertura, embora a conclusão das obras do piso viário e passeios para peões só se verificasse em 1920.
Passados cerca de 80 anos, entre setembro de 1999 e setembro de 2000, a Câmara Municipal empreendeu a sua total remodelação. Às profundas melhorias urbanísticas introduzidas é de assinalar um parque subterrâneo de estacionamento com capacidade para 320 veículos, inaugurado em 16 de dezembro de 2000.

Av. Combatentes da G. Guerra, Viana do Castelo

RUA MAJOR XAVIER DA COSTA
Rua da zona histórica, entre a Rua Nova de Santana e a Rua da Bandeira. Esta velha artéria chamou-se outrora Rua das Capareiras, mais tarde, Rua das Correias e, atualmente Rua major Xavier da Costa.

Quem foi José Xavier da Costa?
Consagra o ilustre vianense José Xavier da Costa, nascido em em 1879, que foi Coronel de Infantaria, reformado e inválido de guerra. Heróico combatente da Batalha de La-Lys, da I Grande Guerra, mereceu os mais altos louvores e condecorações nacionais e estrangeiras. Como homenagem à sua memória, a cidade de Viana do Castelo além de lhe atribuir o seu nome à rua onde se encontra a casa de seus pais, afixou nesta uma lápida e ofereceu-lhe as insígnias da comenda da Ordem da Torre e Espada, com palma, com que foi agraciado, adquiridas por subscrição pública, entre os habitantes desta cidade.

Rua Major Xavier da Costa, Viana do Castelo

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

Festival VIANA BATE FORTE já começou

A 6ª edição do “VIANA BATE FORTE” arrancou esta sexta-feira no centro histórico da cidade de Viana do Castelo contando com três palcos instalados na Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva (ver fotos). O festival continua amanhã com mais oito concertos.