Nomes das ruas de Viana do Castelo contam histórias

Prosseguindo... você que vive em Viana do Castelo nunca teve curiosidade em saber de onde veio o nome da sua rua?

PRAÇA DA ERVA
Velha Praça do centro medieval, antigamente chamada de Terreiro da Erva e Praça dos Ferradores.
A Praça da Erva constitui, desde a época medieval até às primeiras duas décadas do século passado, uma importante praça da Vila e depois da cidade, porque era daqui deste pequeno pátio lajeado que nesses velhos tempos partiam e chegavam as diligências ou carruagens puxadas a cavalos de Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e tantas outras localidades como Vigo, Ferrol e Corunha a Norte e o Porto a Sul. Era aqui, nesta emblemática praça que existiam as indispensáveis cavalariças. E era também aqui que numa larga pia as parelhas de cavalos eram lavadas e depois lhes davam de comer e de beber num grande bebedouro então existente.

Praça da Erva, Viana do Castelo
LARGO DO INSTITUTO HISTÓRICO DO MINHO
Largo do centro medieval, situado entre a Rua Sacadura Cabral e a Rua "A Aurora do Lima". Antigo Largo da Matriz, evoca o Instituto Histórico do Minho, fundado em 17 de julho de 1916, como instituto dependente da Academia de Ciências de Lisboa, com a finalidade de investigar, coordenar e difundir estudos históricos respeitantes à província do Minho.
Realizou diversos eventos culturais, editou diversas publicações e estabeleceu fecundo intercâmbio cultural com a Galiza. A sua sede estava instalada na Casa dos Arcos ou Casa de João Velho, no antigo Largo da Matriz, que, em 1922, passou a chamar-se Largo do Instituto Histórico do Minho. Quando suspendeu as atividades, a 22 de julho de 1939, tinha 354 sócios, sendo 280 nacionais e 73 estrangeiros.

Largo do Instituto Histórico do Minho, Viana do Castelo

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo

Enorme máquina giratória vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais dos 13 andares do prédio Coutinho

Já começou o Natal em Viana

Passagens de nível que já não existem

Morreu a ''PALMIRINHA''