Avançar para o conteúdo principal

Prossegue a obra de construção do Centro de Vela de Viana do Castelo


Está em andamento a construção do Centro de Vela de Viana do Castelo, um investimento de 1.685.738,24 euros, a nascer junto à lota de venda de pescado em Viana do Castelo. 
Este projeto, da autoria do arquiteto vianense Tiago Castro, visa a construção de 2 volumes com 2 pisos articulados perpendicularmente entre si e implantados de acordo com a orientação e funcionalidade do cais da envolvente, tendo associada uma rampa de acesso à água, espaço para carga /descarga, preparação de embarcações e área de lazer e esplanada.


O edifício albergará as instalações desportivas do clube - hangar, armazém e zona de formação, balneários, salas de apoio à atividade desportiva - e sociais - instalações sociais e administrativas do clube e estabelecimento de cafetaria que terá acesso independente do exterior.


Servirá os atletas do clube e terá capacidade para acolher praticantes de vela profissionais ou na vertente de turismo e lazer.
 
Prevê-se que entre em funcionamento em Abril de 2013.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Seja qual for a perspetiva, fica sempre bem!

A sua posição privilegiada, no alto do monte de Santa Luzia, faz com que a Basílica do Sagrado Coração de Jesus seja visível de vários pontos da cidade de Viana do Castelo, podendo ser fotografada de diferentes ângulos que destacam a sua imponência. 📸 Basílica do Sagrado Coração de Jesus captada a partir da praia Norte, Viana do Castelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Castelo de Santiago da Barra: esquecido, a precisar de intervenção

Classificado como imóvel de interesse público desde 1967, o Castelo ou Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, está há muito a precisar de uma intervenção. É lamentável que a um sítio tão importante na história da cidade não seja dada mais atenção. Independentemente da necessidade de uma reabilitação mais profunda, que tarda em acontecer, merece uma intervenção mais imediata, nomeadamente a remoção de vegetação das muralhas e limpeza do fosso (ver fotografias). 📸 12 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Escavação arqueológica está a destapar construções antigas

Continuam as escavações arqueológicas no terreno onde está a ser construído o novo mercado municipal de Viana do Castelo. Nas fotografias captadas no dia 30 de abril de 2026 (ver galeria em baixo) é possível ver os vestígios já destapados, que poderão pertencer ao antigo mosteiro de S. Bento (século XVI) e ao primitivo mercado municipal da cidade (1892-1965). 📸 30 abril 2026 | @olharvianadocastelo