Avançar para o conteúdo principal

Viagem pela história das Ruas de Viana do Castelo

...você que vive em Viana do Castelo nunca teve curiosidade em saber de onde veio o nome da sua rua?

RUA DA PICOTA
Rua da zona histórica, entre a Praça da República e a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra. O seu nome refere o Pelourinho de Viana que estando primitivamente situado na Praça Velha, em 1599, foi removido para fora da Porta da Ribeira ou Porta de S. João, das antigas muralhas da Vila, para o pequeno largo aí então existente, que adotaria o nome de Largo da Picota (desaparecido com a abertura da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em 1917). O Pelourinho (Picota) era o padrão distintivo da autonomia conferido pelo Foral.

Rua da Picota, Viana do Castelo
RUA MARTIM VELHO
Rua da Zona histórica, situada entre o Largo das Almas e a Avenida Rocha Páris. Esta velha rua citadina consagra Martim Velho que foi o primeiro Vedor Geral que serviu Viana, tomando posse deste alto cargo em outubro de 1643. Era oriundo de uma família vianense muito antiga conhecida por os Velhos. Mais tarde, foi promovido a Vedor Geral do Estado da Índia, para onde embarcou em abril de 1651.

Rua Martim Velho, Viana do Castelo

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo tem 9 praias com Qualidade de Ouro

Praia do Cabedelo (Viana do Castelo) Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua, Norte e Paçô, são as nove praias do concelho de Viana do Castelo que a Quercus classificou ontem com “Qualidade de ouro 2016”. A nível nacional, são 382 as praias distinguidas na avaliação da associação ambiental - mais 68 do que no ano passado.  Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água das praias tem que ter uma qualidade EXCELENTE nas cinco últimas épocas balneares de 2011 a 2015.  O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água. Conheça as 382 praias com "qualidade de ouro" em 2016, clicando AQUI .

É o fim do Edifício Jardim (Prédio Coutinho)

Hoje, 01 JUL 2022, desaparece definitivamente do Centro Histórico da cidade de Viana do Castelo.

O Desfile da Mordomia na Romaria d’Agonia

O Desfile da Mordomia é um dos momentos de maior destaque naquela que é considerada a Rainha das Romarias de Portugal. Depois de dois anos de ausência daquele número devido à pandemia, na Romaria d’Agonia 2022 é esperado um recorde de participações. Cerca de 800 mordomas (número máximo aceite pela organização) irão estar no desfile que vai decorrer no dia 18 de agosto. Em 2019 participaram no desfile 619 mordomas. O Desfile da Mordomia é considerado a maior montra de trajes e ouro ao ar livre do país. No deste ano, estima-se que o valor total do ouro que as 800 mordomas vão usar (2,5 quilogramas, em média, cada uma), calculado com base no preço atual, atinja os 94 milhões de euros.

Há imenso lixo no porto de pesca de Viana do Castelo

O lixo que se vê nestas imagens não passa de uma amostra, tal é a quantidade de lixo existente em vários pontos do porto de pesca de Viana do Castelo. Esta preocupante realidade parece não incomodar os responsáveis por aquela infraestrutura, pois nada têm feito para a sua remoção.