Avançar para o conteúdo principal

Viagem pela história das Ruas de Viana do Castelo

... conheça um pouco mais sobre a história de cada Rua de Viana do Castelo.

RUA MONSENHOR DANIEL MACHADO
Rua da Ribeira, entre a Avenida Campo do Castelo e a Rua Góis Pinto, chamada anteriormente Rua do Loureiro, mas que em 1978 mudou para Rua Monsenhor Daniel Machado.

Rua Monsenhor Daniel Machado, Viana do Castelo
Quem foi Monsenhor Daniel Machado?
Este toponimo presta homenagem a Daniel José Machado, zeloso e venerando pároco cuja vida sacerdotal foi modelo de humildade e caridade. O Monsenhor Daniel Machado nasceu nesta rua em 1912 e faleceu em 1978. Foi pároco de Monserrate desde 8 de dezembro de 1946 a 7 de fevereiro de 1978. Além disso, foi professor de Moral. Promoveu a primeira procissão ao Mar, no dia 20 de agosto. Fundou e fomentou várias organizações de índole católico e de vários grupos etários e esteve ligado a inúmeros movimentos de solidariedade social. Em 1966, foi nomeado Arcipreste de Viana do Castelo e em 2 de fevereiro de 1978 Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo.

RUA DOS POVEIROS
Velha e típica rua da Ribeira, com início na Avenida Campo do Castelo e fim no Largo Infante D. Henrique. Antigamente chamava-se Rua do Castelo.
O seu topónimo presta homenagem aos pescadores poveiros, assim chamados por serem naturais da Póvoa de Varzim, e que, durante muitos anos, e até às primeiras décadas do século XX, mantinham forte relacionamento com o porto de pesca de Viana do Castelo e por esse motivo, frequentavam em grande número a nossa Ribeira, da qual esta rua é uma das principais.

Rua dos Poveiros, Viana do Castelo

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Páscoa Doce em Viana de 23 de março a 1 de abril

Entre 23 de março e 1 de abril, Viana do Castelo volta a viver a “Páscoa Doce” com uma programação que integra diversos momentos religiosos, feira de iguarias, desfile, procissões, música e animação, numa proposta que promete encantar vianenses e visitantes, unindo o religioso e o profano. Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Diocese de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a colaboração da Vianafestas, o programa conjuga fé e devoção com alegria e animação. Programação completa na imagem em baixo:

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Viana do Castelo fiel à tradição pascal: Igrejas e capelas abertas à noite na quinta-feira santa

Uma das principais tradições da páscoa em Viana do Castelo vai novamente trazer às ruas da cidade na quinta-feira santa à noite, milhares de pessoas para a tradicional visita a igrejas e capelas.  De entre as 20 que compõem o roteiro deste ano, fazem parte as capelas da Casa da Carreira (integrada no edifício da Câmara Municipal), do Museu Municipal, de Nossa Senhora da Conceição da Rocha e das Malheiras que abrem ao público pela primeira e última vez no ano. Também é nesta altura que os templos abertos à visita e oração são enfeitados com flores, havendo mesmo uma “competição” saudável entre eles para ver quem consegue ter a igreja/capela mais bonita.  Esta iniciativa de visitar as igrejas e capelas da cidade está integrada na programação da Semana Santa e do programa Páscoa Doce em Viana do Castelo.  Roteiro das igrejas e capelas de portas abertas das 19H00 às 24H00 na quinta-feira santa:  Sé Catedral, a Capela de Nossa Senhora do Resgate, a Igreja de Nossa Senhora da

Andando pela cidade…

Degradados e ao abandono há vários anos. A necessitarem de intervenção de reabilitação e/ou manutenção. Há que “dar vida” a estes edifícios antigos sem uso. Apesar de se verificar que, alguns dos edifícios degradados da cidade foram recuperados nos últimos anos, ainda há muito por fazer na reabilitação urbana. As fotografias em baixo dizem respeito a três edifícios degradados e abandonados há vários anos que precisam de ser recuperados, todos eles situados na rua Sacadura Cabral, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo.