Avançar para o conteúdo principal

Viagem pela história das Ruas de Viana do Castelo

... conheça um pouco mais sobre a história de cada Rua de Viana do Castelo.

RUA MONSENHOR DANIEL MACHADO
Rua da Ribeira, entre a Avenida Campo do Castelo e a Rua Góis Pinto, chamada anteriormente Rua do Loureiro, mas que em 1978 mudou para Rua Monsenhor Daniel Machado.

Rua Monsenhor Daniel Machado, Viana do Castelo
Quem foi Monsenhor Daniel Machado?
Este toponimo presta homenagem a Daniel José Machado, zeloso e venerando pároco cuja vida sacerdotal foi modelo de humildade e caridade. O Monsenhor Daniel Machado nasceu nesta rua em 1912 e faleceu em 1978. Foi pároco de Monserrate desde 8 de dezembro de 1946 a 7 de fevereiro de 1978. Além disso, foi professor de Moral. Promoveu a primeira procissão ao Mar, no dia 20 de agosto. Fundou e fomentou várias organizações de índole católico e de vários grupos etários e esteve ligado a inúmeros movimentos de solidariedade social. Em 1966, foi nomeado Arcipreste de Viana do Castelo e em 2 de fevereiro de 1978 Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo.

RUA DOS POVEIROS
Velha e típica rua da Ribeira, com início na Avenida Campo do Castelo e fim no Largo Infante D. Henrique. Antigamente chamava-se Rua do Castelo.
O seu topónimo presta homenagem aos pescadores poveiros, assim chamados por serem naturais da Póvoa de Varzim, e que, durante muitos anos, e até às primeiras décadas do século XX, mantinham forte relacionamento com o porto de pesca de Viana do Castelo e por esse motivo, frequentavam em grande número a nossa Ribeira, da qual esta rua é uma das principais.

Rua dos Poveiros, Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados arqueológicos”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo