Avançar para o conteúdo principal

Viagem pela história das Ruas de Viana do Castelo

... conheça um pouco mais sobre a história de cada Rua de Viana do Castelo.

RUA MONSENHOR DANIEL MACHADO
Rua da Ribeira, entre a Avenida Campo do Castelo e a Rua Góis Pinto, chamada anteriormente Rua do Loureiro, mas que em 1978 mudou para Rua Monsenhor Daniel Machado.

Rua Monsenhor Daniel Machado, Viana do Castelo
Quem foi Monsenhor Daniel Machado?
Este toponimo presta homenagem a Daniel José Machado, zeloso e venerando pároco cuja vida sacerdotal foi modelo de humildade e caridade. O Monsenhor Daniel Machado nasceu nesta rua em 1912 e faleceu em 1978. Foi pároco de Monserrate desde 8 de dezembro de 1946 a 7 de fevereiro de 1978. Além disso, foi professor de Moral. Promoveu a primeira procissão ao Mar, no dia 20 de agosto. Fundou e fomentou várias organizações de índole católico e de vários grupos etários e esteve ligado a inúmeros movimentos de solidariedade social. Em 1966, foi nomeado Arcipreste de Viana do Castelo e em 2 de fevereiro de 1978 Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo.

RUA DOS POVEIROS
Velha e típica rua da Ribeira, com início na Avenida Campo do Castelo e fim no Largo Infante D. Henrique. Antigamente chamava-se Rua do Castelo.
O seu topónimo presta homenagem aos pescadores poveiros, assim chamados por serem naturais da Póvoa de Varzim, e que, durante muitos anos, e até às primeiras décadas do século XX, mantinham forte relacionamento com o porto de pesca de Viana do Castelo e por esse motivo, frequentavam em grande número a nossa Ribeira, da qual esta rua é uma das principais.

Rua dos Poveiros, Viana do Castelo

Comentários

  1. Moro nesta Rua e não sabia que era esta a razão de se chamar "Poveiros".
    Sempre pensei que era por nesta Rua terem morado muitos habitantes da Povoa de Varzim.

    ResponderEliminar
  2. Alberto Zenha Martins09 dezembro, 2016 14:07

    De acordo com uma investigação genealógica que estou a realizar concluo que nesta zona da Ribeira, mais concretamente na antiga Rua do Loureiro, se instalaram muitos galegos provenientes de A Guarda e os seus descendentes, ligados provavelmente à actividade marítima. Grande parte dos apelidos Gonçalves (González), Vaz (Baz), Cadilha ou Cadilhe (Cadilla), Pacheco, Rodrigues (Rodriguez), Esteves (Estevez) e Lomba, entre outros, são apelidos de origem galega, "aportuguesados" e que podemos encontrar também como tripulantes de diversos navios de pesca do bacalhau na Terra Nova, em inícios e meados do século XX.

    O contexto das invasões Francesas na Galiza, em finais do século XVIII e inícios do século XIX, terá contribuído em grande medida para a fixação de Galegos e dos seus descendentes, em Viana do Castelo, mantendo a actividade de origem.

    O que teria Viana de Castelo de atractivo para estes galegos provenientes de A Guarda? Parece-me evidente que lhes permitia manter a sua actividade ligada ao mar num local com muitas características semelhantes a A Guarda galega: localizada na foz de um grande rio; uma grande elevação montanhosa, curiosamente, também com um castro no topo e culturalmente, nas diferentes vertentes, com algumas características também algo semelhantes e remanescentes de outros períodos históricos.



    ResponderEliminar
  3. No Porto temos a Praça dos Poveiros em homenagem a muitos poveiros que, quando o Brasil decidiu que os imigrantes tinham de escolher ser brasileiros, recusaram a oferta e intimação, recolhendo o que tinham amealhado em anos no Brasil e regressando a Portugal! Uma questão de patriotismo. Adriano Silva, da BPMP, que fica a 50 metros da dita praça

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Sinais novos, hábitos velhos

Esta sinalização foi colocada há algumas semanas neste local da Rua dos Manjovos, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo, de forma a ser mais visível (anteriormente estava colocada junto ao prédio que se encontra no lado direito da foto). Apesar da nova localização tornar os sinais bem mais visíveis, as infrações continuam a acontecer todos os dias. A referida sinalização rodoviária mostra o que é permitido e o que é proibido fazer. Por que é tão difícil respeitar as regras de trânsito?