“Arruada de Janeiras” na Praça da República este sábado


Os tradicionais cantares das janeiras vão ecoar na Praça da República, em Viana do Castelo, na noite de sábado (21H30), 19 de janeiro. 
No desejo de manter viva a tradição, associações culturais e desportivas, grupos folclóricos, Comissões de Festas e Corais, num total de dezanove grupos, tocarão e cantarão algumas músicas tradicionais desta época, em tom festivo, desejando a todos um bom ano novo. 

"Cantar as Janeiras é uma tradição latina que remonta à imploração dos romanos ao deus Janos, o deus das portas e das passagens. Era e é no mês de Janeiro que estas se realizam. Um grupo de pessoas amigas, unidas pela mesma causa, fazem-se acompanhar de instrumentos tradicionais musicais, pandeireta, bombo, acordeão, flauta, viola e ferrinhos, cantando quadras populares em tom festivo, de porta em porta, desejando a todos os amigos e vizinhos um feliz ano novo. Este desejo, votos de feliz ano novo, era por vezes retribuído com frutos da época e ou enchidos que eram divididos pelos elementos do grupo no fim da caminhada. Esta tradição ainda perdura nos dias de hoje, de porta em porta, de instituição em instituição, cantam e desejam um bom ano e esperam que a retribuição já não seja em géneros alimentícios mas em dinheiro, embora não seja essa a tradição."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Enorme máquina giratória vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais dos 13 andares do prédio Coutinho

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo

Morreu a ''PALMIRINHA''

Já começou o Natal em Viana

Passagens de nível que já não existem