Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.
Capela de S. Lourenço
Obter link
Facebook
Twitter
Pinterest
Email
Outras aplicações
Construída no século XVI, esta pequena Capela tem como particularidade a sua invulgar implantação, em pleno estuário do Rio Lima, junto ao Cais Novo-Darque-Viana do Castelo.
Bem junto á capela tinha um cais denominado de Cais Novo. Ao longo dos ultimos anos o referido cais tem sido destruido. As pedras são retiradas do local e vão desaparecendo sem se dar conta. Ninguem se importa com o assunto .Não põem cobro á destruição de património da cidade. Lembro que antes de ser construida a Ponte de Viana , todo o transporte de carruagens , pessoas e bens passavam neste local.
Uma dúvida - a estrutura de calçada que passa junto à capela, era o acesso a uma ponte de barcas? Como era essa ponte, em que época existiu? Quer dedicar um post a essa investigação? Obrigado!
O Cais Velho de Darque em 1758 foi considerado " O maior Carregadouro de embarcações que tem toda esta ribeira , e Vila ". A fábrica de louça foi criada no tempo de D.José, bem perto começou a desenvolver-se um estaleiro para a contrução de barcos. Face a este desenvolvimento o local era o ideal por estar bem proximo á foz do Rio Lima. Para implementar uma boa acostagem dos barcos realizou-se a construção de um Cais Novo. Este Cais foi construido por conta de Viana mais ou menos com a distância de setecentos e oito passos. Possuia três arcos com os seus corta mares de ambas as partes, pelas quais corria a água de um lado para o outro. Foi contruido em cantaria com bastante largura, não possuindo guardas. Quando era funcional , circulava carros de bois, carruagens,liteiras,bestas e toda a gente que para a vila de Viana queria embarcar. Os primeiros passos para a construção da ponte foi realizada em 4 de fevereiro de 1807. Com diversas paragens as obras só principiaram em 1819 , sob a direcção de António Fernando de Araujo e Azevedo. As duas colunas existentes em Viana , foi uma forma de gratidão dos Vianenses assinalar a inauguração da antiga ponte de madeira que substituiu a velha " barca do concelho ". Em 2 de fevereiro de 1880 ,uma cheia do Rio lima derrubou a ponte por completo. Hoje em pleno ano de 2013 ainda são visiveis na maré baixa parte das estacas que serviam de apoio a àntiga ponte. Pena é que o local se encontre num estado lastimoso. O antigo cais está ao completo abandono . Parte da cantaria tem desaparecido do local e ninguém toma providencias. Este património está a ser destruido e só não vê quem não quer. Há alguns anos atrás era corrente passar carros junto a esse cais , hoje nen pensar , seria um desastre. Quem se lembrar de postais ilustrados dos anos 60 nota bem que muita coisa tem desaparecido na área.
Andam máquinas a remover pedras e areias junto ao antigo Cais de São Lourenço mais propriamente junto à Capela de São Lourenço neste mês de Março de 2018. As obras decorrem mesmo em dias de chuva e até durante a noite. Alguém poderá esclarecer a movimentação de máquinas e obras no local .
O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) disse hoje estar a estudar com a Câmara Municipal um "destino digno" para o convento de São Francisco do Monte que se encontra em ruínas. Em declarações à agência Lusa, a propósito do alerta de grupo internacional de especialistas em história para "o estado de total negligência" em que se encontra o convento e apelando a uma "rápida intervenção de salvaguarda" daquele património, Carlos Rodrigues admitiu tratar-se de "uma preocupação de sempre", tendo sido realizadas "várias diligências no sentido de dar um destino digno ao que resta do convento". "Para mim não é nada agradável enquanto cidadão por um lado, e responsável por outro, ter um património daqueles no estado a que chegou o convento, ainda que tenha chegado às mãos do IPVC há relativamente pouco tempo. Isso não serve de desculpa, mas tenho de enfatizar que o convento é uma preocupação para todos e está a ser
O tanque comunitário usado há cerca de 100 anos para lavar roupa por gerações de mulheres da ribeira de Viana do Castelo, continua ativo. Na passada quinta-feira, a julgar pela grande quantidade de roupa exposta (ver fotografias), alguém deixou o conforto do lar e a máquina de lavar roupa e, munida de detergente, sabão, escova e lixívia procurou este tanque para lavar à moda antiga. Este tanque comunitário que faz parte do património cultural e histórico da cidade, fica situado no Campo do Castelo, na Ribeira de Viana.
Ontem já pouco restava da antiga Praça de Touros de Viana do Castelo. No seu lugar vai ser construída a Praça Viana, equipamento desportivo para a prática de várias modalidades em simultâneo. Tudo leva a crer que o edifício da antiga Praça de Touros vai ser quase totalmente demolido, ficando unicamente preservada uma pequena parte da fachada principal, precisamente aquela que se encontra sustentada pela estrutura metálica que se vê na fotografia. Uma forma de manter um pedaço da história do velho edifício, integrando-a na nova construção, passando a fazer parte de uma nova história.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou hoje a APP e sítio da internet do programa Geoparque Viana do Castelo, uma iniciativa de Smart Tourism e Smart Education que conjuga a proteção e conservação do património, a educação, o turismo e a tecnologia. O Geoparque Viana do Castelo passa, assim, a estar oficialmente pronto para acolher turistas, no culminar do projeto promovido pelo Município que dotou o território de condições inovadoras e tecnológicas para a conservação e fruição turística do património geológico diferenciado deste território. É também uma ferramenta dedicada a robustecer o trabalho de flexibilidade dos professores dos nossos agrupamentos escolares. A APP Geoparque Viana do Castelo pode ser descarregada gratuitamente através da APPStore (durante esta semana é lançada a versão para dispositivos móveis Android), permitindo ao utilizador conhecer a localização dos vários elementos patrimoniais, nomeadamente os Monumentos Naturais, as Zonas Especiais de Conservação
Em funcionamento desde hoje, 12 de abril, o parque é composto por vários equipamentos e situa-se no espaço relvado da Praia Norte, tendo a praia e o oceano Atlântico para observar enquanto pratica exercício físico. Uma nova área desportiva e de lazer para várias faixas etárias da população.
Bem junto á capela tinha um cais denominado de Cais Novo.
ResponderEliminarAo longo dos ultimos anos o referido cais tem sido destruido.
As pedras são retiradas do local e vão desaparecendo sem se dar conta.
Ninguem se importa com o assunto .Não põem cobro á destruição de património da cidade.
Lembro que antes de ser construida a Ponte de Viana , todo o transporte de carruagens , pessoas e bens passavam neste local.
Uma dúvida - a estrutura de calçada que passa junto à capela, era o acesso a uma ponte de barcas?
ResponderEliminarComo era essa ponte, em que época existiu? Quer dedicar um post a essa investigação? Obrigado!
O Cais Velho de Darque em 1758 foi considerado " O maior Carregadouro de embarcações que tem toda esta ribeira , e Vila ".
ResponderEliminarA fábrica de louça foi criada no tempo de D.José, bem perto começou a desenvolver-se um estaleiro para a contrução de barcos. Face a este desenvolvimento o local era o ideal por estar bem proximo á foz do Rio Lima.
Para implementar uma boa acostagem dos barcos realizou-se a construção de um Cais Novo.
Este Cais foi construido por conta de Viana mais ou menos com a distância de setecentos e oito passos. Possuia três arcos com os seus corta mares de ambas as partes, pelas quais corria a água de um lado para o outro.
Foi contruido em cantaria com bastante largura, não possuindo guardas.
Quando era funcional , circulava carros de bois, carruagens,liteiras,bestas e toda a gente que para a vila de Viana queria embarcar.
Os primeiros passos para a construção da ponte foi realizada em 4 de fevereiro de 1807.
Com diversas paragens as obras só principiaram em 1819 , sob a direcção de António Fernando de Araujo e Azevedo.
As duas colunas existentes em Viana , foi uma forma de gratidão dos Vianenses assinalar a inauguração da antiga ponte de madeira que substituiu a velha " barca do concelho ".
Em 2 de fevereiro de 1880 ,uma cheia do Rio lima derrubou a ponte por completo.
Hoje em pleno ano de 2013 ainda são visiveis na maré baixa parte das estacas que serviam de apoio a àntiga ponte.
Pena é que o local se encontre num estado lastimoso.
O antigo cais está ao completo abandono . Parte da cantaria tem desaparecido do local e ninguém toma providencias.
Este património está a ser destruido e só não vê quem não quer.
Há alguns anos atrás era corrente passar carros junto a esse cais , hoje nen pensar , seria um desastre.
Quem se lembrar de postais ilustrados dos anos 60 nota bem que muita coisa tem desaparecido na área.
Alguém sabe se a capela abre em alguma hora ou dia específicos ou se está sempre fechada?
ResponderEliminarAndam máquinas a remover pedras e areias junto ao antigo Cais de São Lourenço mais propriamente junto à Capela de São Lourenço neste mês de Março de 2018.
ResponderEliminarAs obras decorrem mesmo em dias de chuva e até durante a noite.
Alguém poderá esclarecer a movimentação de máquinas e obras no local .
Trata-se da construção da Rede Urbana de Ciclovias de Viana do Castelo - Troço Cais Novo/Cabedelo.
Eliminar