Avançar para o conteúdo principal

Capela de S. Lourenço

Construída no século XVI, esta pequena Capela tem como particularidade a sua invulgar implantação, em pleno estuário do Rio Lima, junto ao Cais Novo-Darque-Viana do Castelo.



Comentários

  1. Património destruido á vista de todos.29 janeiro, 2013 22:36

    Bem junto á capela tinha um cais denominado de Cais Novo.
    Ao longo dos ultimos anos o referido cais tem sido destruido.
    As pedras são retiradas do local e vão desaparecendo sem se dar conta.
    Ninguem se importa com o assunto .Não põem cobro á destruição de património da cidade.
    Lembro que antes de ser construida a Ponte de Viana , todo o transporte de carruagens , pessoas e bens passavam neste local.

    ResponderEliminar
  2. Uma dúvida - a estrutura de calçada que passa junto à capela, era o acesso a uma ponte de barcas?
    Como era essa ponte, em que época existiu? Quer dedicar um post a essa investigação? Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Estão a destruir património da Vila de Darque30 janeiro, 2013 21:42

    O Cais Velho de Darque em 1758 foi considerado " O maior Carregadouro de embarcações que tem toda esta ribeira , e Vila ".
    A fábrica de louça foi criada no tempo de D.José, bem perto começou a desenvolver-se um estaleiro para a contrução de barcos. Face a este desenvolvimento o local era o ideal por estar bem proximo á foz do Rio Lima.
    Para implementar uma boa acostagem dos barcos realizou-se a construção de um Cais Novo.
    Este Cais foi construido por conta de Viana mais ou menos com a distância de setecentos e oito passos. Possuia três arcos com os seus corta mares de ambas as partes, pelas quais corria a água de um lado para o outro.
    Foi contruido em cantaria com bastante largura, não possuindo guardas.
    Quando era funcional , circulava carros de bois, carruagens,liteiras,bestas e toda a gente que para a vila de Viana queria embarcar.
    Os primeiros passos para a construção da ponte foi realizada em 4 de fevereiro de 1807.
    Com diversas paragens as obras só principiaram em 1819 , sob a direcção de António Fernando de Araujo e Azevedo.
    As duas colunas existentes em Viana , foi uma forma de gratidão dos Vianenses assinalar a inauguração da antiga ponte de madeira que substituiu a velha " barca do concelho ".
    Em 2 de fevereiro de 1880 ,uma cheia do Rio lima derrubou a ponte por completo.
    Hoje em pleno ano de 2013 ainda são visiveis na maré baixa parte das estacas que serviam de apoio a àntiga ponte.
    Pena é que o local se encontre num estado lastimoso.
    O antigo cais está ao completo abandono . Parte da cantaria tem desaparecido do local e ninguém toma providencias.
    Este património está a ser destruido e só não vê quem não quer.
    Há alguns anos atrás era corrente passar carros junto a esse cais , hoje nen pensar , seria um desastre.
    Quem se lembrar de postais ilustrados dos anos 60 nota bem que muita coisa tem desaparecido na área.

    ResponderEliminar
  4. Alguém sabe se a capela abre em alguma hora ou dia específicos ou se está sempre fechada?

    ResponderEliminar
  5. Andam máquinas a remover pedras e areias junto ao antigo Cais de São Lourenço mais propriamente junto à Capela de São Lourenço neste mês de Março de 2018.
    As obras decorrem mesmo em dias de chuva e até durante a noite.
    Alguém poderá esclarecer a movimentação de máquinas e obras no local .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trata-se da construção da Rede Urbana de Ciclovias de Viana do Castelo - Troço Cais Novo/Cabedelo.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Sinais novos, hábitos velhos

Esta sinalização foi colocada há algumas semanas neste local da Rua dos Manjovos, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo, de forma a ser mais visível (anteriormente estava colocada junto ao prédio que se encontra no lado direito da foto). Apesar da nova localização tornar os sinais bem mais visíveis, as infrações continuam a acontecer todos os dias. A referida sinalização rodoviária mostra o que é permitido e o que é proibido fazer. Por que é tão difícil respeitar as regras de trânsito?