Neste local, até há bem pouco tempo, havia outras embarcações que estavam igualmente degradadas, mas que recentemente foram retiradas. Esta ficou. Segundo ouvi dizer está pendente de um processo na Justiça há vários anos.
O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) disse hoje estar a estudar com a Câmara Municipal um "destino digno" para o convento de São Francisco do Monte que se encontra em ruínas. Em declarações à agência Lusa, a propósito do alerta de grupo internacional de especialistas em história para "o estado de total negligência" em que se encontra o convento e apelando a uma "rápida intervenção de salvaguarda" daquele património, Carlos Rodrigues admitiu tratar-se de "uma preocupação de sempre", tendo sido realizadas "várias diligências no sentido de dar um destino digno ao que resta do convento". "Para mim não é nada agradável enquanto cidadão por um lado, e responsável por outro, ter um património daqueles no estado a que chegou o convento, ainda que tenha chegado às mãos do IPVC há relativamente pouco tempo. Isso não serve de desculpa, mas tenho de enfatizar que o convento é uma preocupação para todos e está a ser
O tanque comunitário usado há cerca de 100 anos para lavar roupa por gerações de mulheres da ribeira de Viana do Castelo, continua ativo. Na passada quinta-feira, a julgar pela grande quantidade de roupa exposta (ver fotografias), alguém deixou o conforto do lar e a máquina de lavar roupa e, munida de detergente, sabão, escova e lixívia procurou este tanque para lavar à moda antiga. Este tanque comunitário que faz parte do património cultural e histórico da cidade, fica situado no Campo do Castelo, na Ribeira de Viana.
Ontem já pouco restava da antiga Praça de Touros de Viana do Castelo. No seu lugar vai ser construída a Praça Viana, equipamento desportivo para a prática de várias modalidades em simultâneo. Tudo leva a crer que o edifício da antiga Praça de Touros vai ser quase totalmente demolido, ficando unicamente preservada uma pequena parte da fachada principal, precisamente aquela que se encontra sustentada pela estrutura metálica que se vê na fotografia. Uma forma de manter um pedaço da história do velho edifício, integrando-a na nova construção, passando a fazer parte de uma nova história.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou hoje a APP e sítio da internet do programa Geoparque Viana do Castelo, uma iniciativa de Smart Tourism e Smart Education que conjuga a proteção e conservação do património, a educação, o turismo e a tecnologia. O Geoparque Viana do Castelo passa, assim, a estar oficialmente pronto para acolher turistas, no culminar do projeto promovido pelo Município que dotou o território de condições inovadoras e tecnológicas para a conservação e fruição turística do património geológico diferenciado deste território. É também uma ferramenta dedicada a robustecer o trabalho de flexibilidade dos professores dos nossos agrupamentos escolares. A APP Geoparque Viana do Castelo pode ser descarregada gratuitamente através da APPStore (durante esta semana é lançada a versão para dispositivos móveis Android), permitindo ao utilizador conhecer a localização dos vários elementos patrimoniais, nomeadamente os Monumentos Naturais, as Zonas Especiais de Conservação
Em funcionamento desde hoje, 12 de abril, o parque é composto por vários equipamentos e situa-se no espaço relvado da Praia Norte, tendo a praia e o oceano Atlântico para observar enquanto pratica exercício físico. Uma nova área desportiva e de lazer para várias faixas etárias da população.
Neste local, até há bem pouco tempo, havia outras embarcações que estavam igualmente degradadas, mas que recentemente foram retiradas. Esta ficou. Segundo ouvi dizer está pendente de um processo na Justiça há vários anos.
ResponderEliminarFicou para poder tirar esta bela fotografia. Velhos são os trapos ...
ResponderEliminar