Avançar para o conteúdo principal

Fotografias no chão vão desafiar Viana a olhar para as questões da igualdade de género

Rua da Bandeira, Viana do Castelo

Ao todo, são 30 fotografias que tanto retratam momentos de afirmação da igualdade entre sexos como práticas que a organização pretende denunciar e prevenir. 
Uma longa passadeira decorada com fotografias vai ser estendida, ao longo de 30 metros, a partir de sábado, na Rua da Bandeira, em pleno centro histórico de Viana do Castelo. As imagens no chão deverão chamar a atenção de quem passa para a importância da igualdade de género nos contextos profissional, familiar e pessoal. 
A intervenção, que decorrerá até dia 27, é composta por três lonas de oito a dez metros por 80 centímetros de largura. Cada painel será estendido ao longo da parte pedonal da Rua da Bandeira. Ao todo, são 30 fotografias que tanto retratam momentos de afirmação da igualdade entre sexos como práticas que a organização pretende denunciar e prevenir. 
As imagens em causa foram selecionadas de um conjunto de 73 fotografias apresentadas ao concurso nacional promovido para o efeito pela Associação Juvenil de Deão (AJD), no âmbito do projeto Caminhos de Igualdade que esta entidade está a promover com o apoio de fundos comunitários. 
Ao todo, concorreram 31 fotógrafos, amadores e profissionais, de todo o país. Apesar dos workshops, dos serões e dos debates sobre a problemática que a AJD tem vindo a promover ao abrigo do projeto Caminhos da Igualdade, esta intervenção ainda é, admite Hugo Fernandes, responsável pela produção executiva do concurso, “a forma mais eficaz de sensibilizar o maior numero de pessoas”. “É uma exposição de rua, fora dos locais convencionais, e, por esse motivo, terá um maior alcance”, sustentou.
Depois de exposta em Viana, a passadeira vai percorrer pelo menos oito freguesias rurais do concelho e, a avaliar pelas reações que têm chegado à AJD, poderá vir a ser apresentada noutras cidades do país. O concurso de fotografia decorreu entre 30 de Novembro e 6 de Janeiro, no âmbito do Caminhos de Igualdade, cofinanciado pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e pelo Fundo Social Europeu. 
O concurso tem como embaixador André Boto, designado “fotógrafo europeu do ano” de 2010 pela Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais. Das 73 imagens candidatadas, oito retratam mulheres e 23 homens.

Fonte: Jornal Público de 14.01.2013

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Páscoa Doce em Viana

A Praça da República de Viana do Castelo a enfeitar-se para a Páscoa. 📸 9 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

As senhas da Revolução

Hoje celebramos os 50 anos do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos. Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal! As senhas da Revolução Foram duas as canções utilizadas como senhas do 25 de Abril. A primeira divulgada pela rádio como sinal para o início da Revolução foi a música “E depois do adeus”, de José Niza, interpretada por Paulo de Carvalho, transmitida (22h55 do dia 24 de abril 1974) pelos Emissores Associados de Lisboa. A segunda foi a música “Grândola, vila morena” de José Afonso, que a Rádio Renascença tocou (00h20 do dia 25 de Abril de 1974). O primeiro sinal destinava-se a preparar as tropas para a saída, e o segundo servia para confirmar o arranque das operações. Na imagem seguinte é apresentada a letra da 1ª estrofe de “E depois do adeus”, canção que serviu como primeira senha da Revolução.

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

A tradição e a etnografia na “Páscoa Doce” em Viana do Castelo

Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva. Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses. “A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cru...

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)