Avançar para o conteúdo principal

Fotografias no chão vão desafiar Viana a olhar para as questões da igualdade de género

Rua da Bandeira, Viana do Castelo

Ao todo, são 30 fotografias que tanto retratam momentos de afirmação da igualdade entre sexos como práticas que a organização pretende denunciar e prevenir. 
Uma longa passadeira decorada com fotografias vai ser estendida, ao longo de 30 metros, a partir de sábado, na Rua da Bandeira, em pleno centro histórico de Viana do Castelo. As imagens no chão deverão chamar a atenção de quem passa para a importância da igualdade de género nos contextos profissional, familiar e pessoal. 
A intervenção, que decorrerá até dia 27, é composta por três lonas de oito a dez metros por 80 centímetros de largura. Cada painel será estendido ao longo da parte pedonal da Rua da Bandeira. Ao todo, são 30 fotografias que tanto retratam momentos de afirmação da igualdade entre sexos como práticas que a organização pretende denunciar e prevenir. 
As imagens em causa foram selecionadas de um conjunto de 73 fotografias apresentadas ao concurso nacional promovido para o efeito pela Associação Juvenil de Deão (AJD), no âmbito do projeto Caminhos de Igualdade que esta entidade está a promover com o apoio de fundos comunitários. 
Ao todo, concorreram 31 fotógrafos, amadores e profissionais, de todo o país. Apesar dos workshops, dos serões e dos debates sobre a problemática que a AJD tem vindo a promover ao abrigo do projeto Caminhos da Igualdade, esta intervenção ainda é, admite Hugo Fernandes, responsável pela produção executiva do concurso, “a forma mais eficaz de sensibilizar o maior numero de pessoas”. “É uma exposição de rua, fora dos locais convencionais, e, por esse motivo, terá um maior alcance”, sustentou.
Depois de exposta em Viana, a passadeira vai percorrer pelo menos oito freguesias rurais do concelho e, a avaliar pelas reações que têm chegado à AJD, poderá vir a ser apresentada noutras cidades do país. O concurso de fotografia decorreu entre 30 de Novembro e 6 de Janeiro, no âmbito do Caminhos de Igualdade, cofinanciado pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e pelo Fundo Social Europeu. 
O concurso tem como embaixador André Boto, designado “fotógrafo europeu do ano” de 2010 pela Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais. Das 73 imagens candidatadas, oito retratam mulheres e 23 homens.

Fonte: Jornal Público de 14.01.2013

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já está disponível o programa final da Romaria d’Agonia 2026

A edição deste ano daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, decorre de 15 a 23 de agosto. Consulte o programa completo AQUI .

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viagem no Tempo

Seis postais de Viana do Castelo de Outros Tempos.