Avançar para o conteúdo principal

História da Rua da Bandeira em Viana do Castelo

... conheça um pouco mais sobre a história da Rua da Bandeira, em Viana do Castelo.

RUA DA BANDEIRA
A Rua da Bandeira, com o seu longo percurso desde a Praça da República até S. Vicente é, desde há bastantes séculos, a maior rua da cidade e, excetuando o centro histórico medieval, é também uma das mais antigas de Viana do Castelo.
A designação de Rua da Bandeira advem-lhe do fato de ser a via pública que terminava em S. Vicente e, aqui neste local, junto do ribeiro que ali passa e da vetusta capela de S. Vicente, ter existido o Hospital de Gafos ou Gafaria e, por esse motivo, se erguer num alto mastro a tremular ao vento, uma grande bandeira amarela que assinalava a presença de leprosos, levando a que todos se afastassem com verdadeiro horror.
É de registar que o pequeno troço da Rua da Bandeira entre o cruzamento da Rua Major Xavier da Costa e Rua Espírito Santo e a Praça da República se chamava Rua da Misericórdia, e foi somente em 6 de julho de 1867, que o seu nome foi mudado passando toda ela a chamar-se Rua da Bandeira.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)

Rua da Bandeira, Viana do Castelo

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Vila Praia em Flor arranca amanhã!

A partir de amanhã, quarta-feira (30 de abril) e até ao próximo dia 11 de maio, Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai transformar-se num autêntico jardim, para mais uma edição do Vila Praia em Flor. 📸 29 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

VIANA FLORIDA prestes a começar

Viana do Castelo vai receber mais uma edição da iniciativa VIANA FLORIDA. De 1 a 31 de maio de 2025 diversas iniciativas vão ter lugar na cidade e nas freguesias onde a tradição da flor está enraizada. Feira das Flores e Jardinagem, Festival de Flores, Exposição e Festas Floridas fazem parte da programação. O destaque da iniciativa é de 01 a 04 de maio, com propostas que acontecem no Jardim Público com o tradicional Arco Florido de Vila Mou e a feira de flores e jardinagem, mas também na Praça da República, Praça da Liberdade, Largo Maestro José Pedro e Largo de S. Domingos, onde serão instalados arranjos de média dimensão. Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação na imagem abaixo. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Feira de Flores e Jardinagem traz cores e aromas ao Jardim Público

Em simultâneo com a Feira de Flores e Jardinagem, há igualmente um Feirão e o Encontro das Festas Floridas. Tudo isto acontece no jardim público marginal de Viana do Castelo no âmbito da iniciativa VIANA FLORIDA. Hoje, sábado, 3 de maio das 9h00 - 22h00, e amanhã, domingo, 4 de maio das 9h00 - 18h00. Conheça a programação completa AQUI . 📸 3 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo