História da Rua da Bandeira em Viana do Castelo

... conheça um pouco mais sobre a história da Rua da Bandeira, em Viana do Castelo.

RUA DA BANDEIRA
A Rua da Bandeira, com o seu longo percurso desde a Praça da República até S. Vicente é, desde há bastantes séculos, a maior rua da cidade e, excetuando o centro histórico medieval, é também uma das mais antigas de Viana do Castelo.
A designação de Rua da Bandeira advem-lhe do fato de ser a via pública que terminava em S. Vicente e, aqui neste local, junto do ribeiro que ali passa e da vetusta capela de S. Vicente, ter existido o Hospital de Gafos ou Gafaria e, por esse motivo, se erguer num alto mastro a tremular ao vento, uma grande bandeira amarela que assinalava a presença de leprosos, levando a que todos se afastassem com verdadeiro horror.
É de registar que o pequeno troço da Rua da Bandeira entre o cruzamento da Rua Major Xavier da Costa e Rua Espírito Santo e a Praça da República se chamava Rua da Misericórdia, e foi somente em 6 de julho de 1867, que o seu nome foi mudado passando toda ela a chamar-se Rua da Bandeira.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)

Rua da Bandeira, Viana do Castelo

Comentários

  1. Eu acho que a minha avó (Maria da Conçeição) morava com a sua tia (Rita) numa casa na Rua da Bandeira um pouco antes da primeira guerra. Era uma casa grande, que chamavam "o palacete da Rua da Bandeira". Eu agora estou procurando conhecer mais sobre a minha familia. Como que eu podería encontrar mais informação? Muito obrigado por toda ajuda!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Programa da Romaria de 2021 com momentos ‘online’ e eventos com público

Projeto de 1ME quer reabilitar Castelo quatrocentista de Viana do Castelo - TPN

41ª Feira do Livro de Viana já tem data e programa

Com o Atlântico mesmo ao lado