Avançar para o conteúdo principal

História da Rua da Bandeira em Viana do Castelo

... conheça um pouco mais sobre a história da Rua da Bandeira, em Viana do Castelo.

RUA DA BANDEIRA
A Rua da Bandeira, com o seu longo percurso desde a Praça da República até S. Vicente é, desde há bastantes séculos, a maior rua da cidade e, excetuando o centro histórico medieval, é também uma das mais antigas de Viana do Castelo.
A designação de Rua da Bandeira advem-lhe do fato de ser a via pública que terminava em S. Vicente e, aqui neste local, junto do ribeiro que ali passa e da vetusta capela de S. Vicente, ter existido o Hospital de Gafos ou Gafaria e, por esse motivo, se erguer num alto mastro a tremular ao vento, uma grande bandeira amarela que assinalava a presença de leprosos, levando a que todos se afastassem com verdadeiro horror.
É de registar que o pequeno troço da Rua da Bandeira entre o cruzamento da Rua Major Xavier da Costa e Rua Espírito Santo e a Praça da República se chamava Rua da Misericórdia, e foi somente em 6 de julho de 1867, que o seu nome foi mudado passando toda ela a chamar-se Rua da Bandeira.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)

Rua da Bandeira, Viana do Castelo

Comentários

  1. Eu acho que a minha avó (Maria da Conçeição) morava com a sua tia (Rita) numa casa na Rua da Bandeira um pouco antes da primeira guerra. Era uma casa grande, que chamavam "o palacete da Rua da Bandeira". Eu agora estou procurando conhecer mais sobre a minha familia. Como que eu podería encontrar mais informação? Muito obrigado por toda ajuda!

    ResponderEliminar
  2. Meu setimo avo, Antonio da Cruz Ferreira era alfaiate na Rua da Bandeira no inicio do seculo XVIII, era casado com Maria de Amorim, encontrei varios registros de ancestrais nessa rua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito interessante - e possivel ver os registros online ou e preciso visitar em pessoa?

      Eliminar
    2. E possivel ver os registros online - ou e preciso visitar em pessoa? Obrigado Maria Amorim!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Sinais novos, hábitos velhos

Esta sinalização foi colocada há algumas semanas neste local da Rua dos Manjovos, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo, de forma a ser mais visível (anteriormente estava colocada junto ao prédio que se encontra no lado direito da foto). Apesar da nova localização tornar os sinais bem mais visíveis, as infrações continuam a acontecer todos os dias. A referida sinalização rodoviária mostra o que é permitido e o que é proibido fazer. Por que é tão difícil respeitar as regras de trânsito?