Avançar para o conteúdo principal

Nomes das ruas contam a história de Viana

... conheça um pouco mais sobre a história da Rua Nova de Santana e Viela da Parenta em Viana do Castelo.

RUA NOVA DE SANTANA
Rua da zona histórica, com início no Passeio das Mordomas da Romaria e fim na Avenida Rocha Páris. Esta rua central da cidade foi aberta no século XVI, mais precisamente em 1531.
Neste século, dada a progressiva e crescente expansão da população da Vila de Viana, foram abertas novas ruas, como é o caso desta. Denomina-se "Nova" pelo fato de antes dela já existir a Rua de Sant'Ana, que ia ter ao convento de freiras de Sant'ana, artéria que é hoje o Passeio das Mordomas da Romaria, e da qual se fez a abertura para a construção desta.
Em jeito de complemento refere-se que no antigo convento de Sant'Ana, depois de reconvertido, está atualmente instalada a Congregação da Caridade.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)

Rua Nova de Santana, Viana do Castelo
VIELA DA PARENTA
Viela do centro medieval, entre a rua do Hospital Velho e a Rua Grande, onde outrora habitavam navegadores e mareantes vianenses como Pêro Galego. Figura de valentia quase lendária, Pêro Galego teve por armas uma caravela sobre as ondas do mar, que ainda se vê, gravada na pedra da sua casa situada nesta típica viela.

Viela da Parenta, Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo