Avançar para o conteúdo principal

Nomes das ruas contam a história de Viana

... conheça um pouco mais sobre a história da Rua Nova de Santana e Viela da Parenta em Viana do Castelo.

RUA NOVA DE SANTANA
Rua da zona histórica, com início no Passeio das Mordomas da Romaria e fim na Avenida Rocha Páris. Esta rua central da cidade foi aberta no século XVI, mais precisamente em 1531.
Neste século, dada a progressiva e crescente expansão da população da Vila de Viana, foram abertas novas ruas, como é o caso desta. Denomina-se "Nova" pelo fato de antes dela já existir a Rua de Sant'Ana, que ia ter ao convento de freiras de Sant'ana, artéria que é hoje o Passeio das Mordomas da Romaria, e da qual se fez a abertura para a construção desta.
Em jeito de complemento refere-se que no antigo convento de Sant'Ana, depois de reconvertido, está atualmente instalada a Congregação da Caridade.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)

Rua Nova de Santana, Viana do Castelo
VIELA DA PARENTA
Viela do centro medieval, entre a rua do Hospital Velho e a Rua Grande, onde outrora habitavam navegadores e mareantes vianenses como Pêro Galego. Figura de valentia quase lendária, Pêro Galego teve por armas uma caravela sobre as ondas do mar, que ainda se vê, gravada na pedra da sua casa situada nesta típica viela.

Viela da Parenta, Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Igreja da Ordem Terceira e Igreja de Santo António

Frontarias da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, construída no século XVIII e da Igreja de Santo António, construída no século XVII, situadas junto à Av. 25 de Abril, em Viana do Castelo.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

Andando pela cidade…

📸 13 novembro 2025 | @olharvianadocastelo