Avançar para o conteúdo principal

Centro Cultural de Viana do Castelo, o multiusos da cidade


O Centro Cultural de Viana do Castelo é um projeto da autoria do arquiteto Souto Moura, construído junto à marginal do Rio Lima, em Viana do Castelo. 
Este projeto, com um fim multiusos, destina-se a receber eventos culturais, musicais, desportivos e de lazer. 
O Centro Cultural é constituído por três pisos. O piso -1 integra o recinto de jogo e o acesso às bancadas. O piso 0 destaca-se pelo vidro utilizado, que garante a transparência entre a cidade, o rio e o interior do próprio edifício. E por último no Piso 1 encontram-se as cabines cénicas e os espaços administrativos.




Comentários

  1. Vamos ver se não há mais nenhum contratempo que impeça a conclusão da obra.
    Isto de avançar com megalomanias sem ter o financiamento garatido dá nisto.

    ResponderEliminar
  2. Vamos ver se esta infraestrutura não se torna em mais um elefante branco!!!

    ResponderEliminar
  3. Não dá para perceber.16 fevereiro, 2013 08:20

    Afinal Portugal não está tão mal como se diz.
    Os milhões aparecem por todo o lado.
    Continua-se a fazer obras dispendiosas, hoje uma amanhã outra , a toda a velocidade.
    A carteira dos portugueses é que cada vez se vai esfumando.

    ResponderEliminar
  4. memória de elefante18 fevereiro, 2013 16:55

    Sempre me pareceu que estes projectos de grandes dimensões (todos, mas estes em especial) deviam ser analisados de forma muito criteriosa. Os seus decisores deviam ser capazes de explicar as opções tomadas em cada uma questões levantadas pela concretização da obra.

    De que forma será financiada? Porquê este tipo de construção e não, por exemplo, a reconstrução de um edifício (dos muitos abandonados na cidade)? Qual a utilização que terá? A sua dimensão é adequada? A relação entre custo/benefício é positiva para a cidade? Quais os custos de manutenção? Como serão suportados? Qual o público alvo? etc...

    Cada uma desta perguntas devia ser respondida com argumentos claros e fundamentados em estudos sólidos e criteriosos. Esta informação devia ser pública. Eu devia poder consultar esses estudos e as decisões tomadas em função deles.

    Desta forma, creio que existiria uma maior responsabilização. Os tais políticos que tomam decisões ruinosas, por vezes criminosas, podiam ver a sua actividade discutida por grupos de cidadãos.

    É fundamental criarmos estas formas de participação política e de envolvimento da comunidade para lá da esfera partidária. Talvez assim os elefantes deixem de passar em branco e comecem a ser colocados à porta dos seus legítimos donos.

    ResponderEliminar
  5. Não tendo em conta o custo final da obra ou os incómodos causados à população de Viana, esta, tornar_se_á em breve, uma obra emblemática que honrará os seus mentores, assim como toda a população do concelho. Dinamizar a juventude em direção a uma atividade desportiva ou de lazer, afastará com certeza essa mesma juventude, de outros destinos menos adequados. Todos nós ganharemos com isto.Bem hajam!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Sinais novos, hábitos velhos

Esta sinalização foi colocada há algumas semanas neste local da Rua dos Manjovos, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo, de forma a ser mais visível (anteriormente estava colocada junto ao prédio que se encontra no lado direito da foto). Apesar da nova localização tornar os sinais bem mais visíveis, as infrações continuam a acontecer todos os dias. A referida sinalização rodoviária mostra o que é permitido e o que é proibido fazer. Por que é tão difícil respeitar as regras de trânsito?