Avançar para o conteúdo principal

Museu do Traje de Viana do Castelo

Bem no centro da cidade de Viana do Castelo, na zona histórica, em plena Praça da República, situa-se o edifício do antigo Banco de Portugal que, desde 1997 alberga o Museu do Traje que dá a conhecer a riqueza etnográfica dos trajes tradicionais de Viana. 
Neste museu os visitantes podem ver a exposição permanente "A Lã e o Linho no Traje do Alto Minho", sendo igualmente possível acompanhar a evolução histórica do traje, origem, confecção e características únicas. 
O espólio exposto no Museu do Traje, foi enriquecido a partir julho de 2011 e na sequência da criação da Fundação Eduardo Freitas, com a nova Sala do Ouro, onde estão em exposição permanente peças doadas pelo ourives vianense Manuel Freitas e agora visitáveis no cofre do Museu. 
Além das exposições permanentes, o Museu do Traje realiza inúmeras exposições temporárias tendo como tema o traje e etnografia vianenses.

Tradicionais trajes vianenses
Utensílios utilizados para confecção artesanal de peças de vestuário
Cofre da Sala do Ouro
Exposição temporária
Exposição temporária

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Este é o novo hotel que está a nascer em Viana do Castelo

A unidade hoteleira de quatro estrelas, está a ser construída junto ao Parque da Cidade, e vai custar 18 milhões de euros.   Inspirado nas formas da construção naval (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), o novo hotel Meliá Viana é um projeto de Cristiano Costa, do gabinete de arquitetura C & C ARCHITECTS - Arquitectura e Serviços, que partilhou recentemente estas imagens. Algumas imagens do projeto Hotel Meliá Viana👇

Viagem no Tempo

Seis postais de Viana do Castelo de Outros Tempos.

Queres ser a Mordoma do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026?

As candidaturas decorrem entre o dia 20 de fevereiro às 10:00 e o dia 02 de março às 17:00. Mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (18 anos feitos até à data da Romaria d’Agonia) podem concorrer individualmente para serem a mordoma do cartaz.  Consulta as normas do concurso AQUI .

Papagaios-do-mar mortos espalhados pelo areal de praias de Viana

Num curto espaço de areal da praia do Canto Marinho e Lumiar, na freguesia de Carreço, Viana do Castelo, contei cerca de duas dezenas. Conforme noticiado, neste mês de fevereiro tem-se registado um número elevado de aves mortas ao longo de toda a costa portuguesa, suspeitando-se que o mau tempo e as tempestades recentes sejam a causa principal.   📸 17 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo