Avançar para o conteúdo principal

Congresso Internacional “CittaSlow: Ambiente favorável para a criatividade”


Numa organização conjunta da Câmara Municipal, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e da Associação Empresarial de Viana do Castelo, vai realizar-se no Teatro Municipal Sá de Miranda, o Congresso Internacional “CittaSlow: Ambiente favorável para a criatividade” que decorrerá nos dias 14, 15 e 16 de março. 
O principal objetivo deste Congresso é projetar a cidade na rede internacional 'slow city', lançando o mote para a reflexão em torno de novos modelos de desenvolvimento urbano – que se pretende mais qualificado, sustentado e inovador. 
Contando com a presença de um amplo painel de especialistas e oradores oriundos da Áustria, Espanha, Itália, Portugal, Reino Unido, serão debatidos temas como “A qualidade de Vida - Novos desafios urbanos”; "Slow Food - Cozinha tradicional Com Criatividade”; “Cidades e Negócios Criativos”; “Cidade: Criatividade, inteligência e inovação”; “Negócios: a Criatividade ao Mercado!”; “Cidade: Regeneração e Políticas Para Cidades Criativas”; “Negócios: Financiamento de ideias Criativas” e o "Poder da Criatividade Na Construção do Futuro". 
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas até ao dia 13 de Março através do site http://www.vianacriativa.pt

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Já pouco resta…

Viana do Castelo, 16 de maio de 2022. Já pouco resta do Edifício Jardim, mais conhecido por Prédio Coutinho.

Cartaz da Romaria d’Agonia 2022 com 60 propostas a concurso

Sessenta trabalhos concorrem ao prémio de melhor cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de Viana do Castelo de 2022. O vencedor, para além de ver o seu trabalho utilizado para a divulgação pública da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2022 a nível Nacional e Internacional, será contemplado com um prémio monetário no valor de 750,00€.  O resultado do concurso vai ser conhecido no dia 26 de maio. A Romaria d’Agonia deste ano vai realizar-se em Viana do Castelo de 17 a 21 de agosto. (Na imagem são mostrados os cinco últimos cartazes vencedores, 2017 a 2021)

Rio Lima foi cenário para canoagem

Num cenário tranquilo, acompanhado pela centenária Ponte Eiffel, as águas calmas do rio Lima, em Viana do Castelo, foram tomadas no passado fim de semana por dezenas de alunos que coloriram o local com as suas canoas, para disputarem mais uma edição dos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, do Desporto Escolar, na modalidade de Canoagem. Os mais de 1000 alunos e cerca de 200 professores, participantes nos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, do Desporto Escolar, estiveram em Viana do Castelo e Caminha, onde decorreram, de 19 a 22 de maio, as competições nas modalidades de Atletismo, Badminton, Basquetebol, Canoagem, Futsal, Natação, Remo, Surf, Ténis de Mesa, Vela e Voleibol.

Exposição “O Traje à Vianesa - produto certificado”

Pela variedade, beleza, cores e riqueza artística, o traje à “Vianesa” tem características únicas que o tornam inconfundível em qualquer parte do mundo. É esta grande variedade de trajes, cores e ornamentos que constituem a herança de um passado distante e que são a expressão da cultura popular vianense. Toda da a beleza do traje à “Vianesa” pode ser admirada na exposição “Traje à Vianesa – Produto Certificado”, no Museu do Traje da cidade de Viana do Castelo.