Avançar para o conteúdo principal

O edifício da centenária fábrica ''Avianense'', deverá reabrir em 2014 transformado num hotel dedicado ao chocolate


O edifício da centenária fábrica "Avianense", na cidade de Viana do Castelo, deverá reabrir em 2014 transformado num hotel de quatro estrelas, dedicado ao chocolate, num investimento de 3,4 milhões de euros, anunciaram os promotores. 
Segundo Goreti Silva, da empresa "Na rota do chocolate", responsável pelo investimento, a reconversão da antiga fábrica de chocolates já arrancou e a abertura do hotel está programada para 01 de abril de 2014, dia em que aquela unidade completaria 100 anos. 
A fábrica de chocolates Avianense foi declarada falida, pelo Tribunal de Viana do Castelo, a 24 de setembro de 2004, lançando para o desemprego 48 trabalhadores, com dívidas de 2,2 milhões de euros.
A marca Avianense, bem como os equipamentos e a frota da empresa, foram arrematados, por cerca de 150 mil euros, por um empresário que em agosto de 2005 retomou o fabrico dos chocolates em Durrães, Barcelos. 
O edifício que albergou a produção de chocolate durante 90 anos, em pleno centro da cidade de Viana do Castelo, ficou devoluto até agora. 
Com a transformação em hotel serão criados 19 postos de trabalho. "Através do hotel e das várias componentes que estão previstas, pretendemos fazer voltar o cheiro chocolate à cidade, como muitas pessoas ainda se recordam", explicou Goreti Silva. 
Além do alojamento, com 18 quartos, o hotel "Fábrica do Chocolate" vai conservar a histórica fachada do edifício principal e terá ainda uma área de restauração com capacidade para 50 pessoas, além de um centro interpretativo dedicado ao chocolate. 
Uma loja gourmet ou tratamentos de chocoterapia com cacau e chocolate, serão outros serviços a disponibilizar. 
O "Imperador", um bombom feito com uma amêndoa torrada nacional e chocolate de leite, é ainda hoje o grande destaque da marca "Avianense". 
O investimento de reconversão de dois edifícios da antiga fábrica é comparticipado em 60% por fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

Fonte: Agência Lusa

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Vila Praia em Flor arranca amanhã!

A partir de amanhã, quarta-feira (30 de abril) e até ao próximo dia 11 de maio, Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai transformar-se num autêntico jardim, para mais uma edição do Vila Praia em Flor. 📸 29 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

O Navio-Escola Sagres já está em Viana do Castelo

No âmbito das comemorações do Dia da Marinha 2025, que este ano se realiza em Viana do Castelo de 14 a 20 de maio, o Navio-Escola Sagres atracou ontem, 9 de maio, junto à Praça da Liberdade. Este grande veleiro da Marinha Portuguesa irá abrir visitas a partir do dia 14 até 18 de maio, nos seguintes períodos: 10h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00 | 20h00 às 22h00. A entrada é gratuita. O NRP Sagres foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã. Em 1962, foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. 📸 9 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Bem vindo a Viana do Castelo NRP Sagres

Este grande veleiro da Marinha Portuguesa irá abrir visitas a partir do dia 14 até 18 de maio, nos seguintes períodos: 10h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00 | 20h00 às 22h00. A entrada é gratuita. 📸 10 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.