Avançar para o conteúdo principal

O mistério da falta de água nos chafarizes e outros espaços de Viana do Castelo

Um mistério tem ocupado ultimamente a mente de muitos vianenses. 
A água desapareceu misteriosamente de alguns chafarizes e espaços públicos de Viana do Castelo. Uns há mais tempo que outros, o certo é que são cada vez mais aqueles que agora se encontram secos de todo. 
Isto dá azo às mais variadas conjecturas e divagações, que entretêm ativas conversas de café por parte dos vianenses, enquanto não houver uma explicação da autoridade competente. 
Eu, desde muito novo que me habituei a ver água a correr no Chafariz da Praça da República e agora acho muito estranho, o mesmo se encontrar há muitas semanas sem uma gota de água. 
Os Chafarizes, primeiramente tinham a função de distribuir água para a população, agora servem principalmente para registar importantes épocas, além de ornamentarem as praças e espaços da cidade. É pena vê-los “parados”, sem água. 
Alguns exemplos:

(clique nas imagens para ampliar e ver melhor)
Chafariz na Praça da República, Viana do Castelo

Chafariz/Estátua de Mercúrio, Viana do Castelo

Monumento Caramuru, Viana do Castelo

Largo Amadeu Costa, Viana do Castelo

Praça da Liberdade, Viana do Castelo

Biblioteca Municipal, Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.