Avançar para o conteúdo principal

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855. 
Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense. 
Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem. 
Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia. 
A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções do séc. XVII e XVIII de peças existentes no Museu de Artes Decorativas da cidade e também uma nova linha do moderno design cerâmico. 
A atravessar um momento difícil, a fábrica da “Louça Regional de Viana” encontra-se há um ano com a produção suspensa, mantendo somente uma loja/galeria junto à fábrica e um pequeno museu com o valioso espólio de que dispõe.

(clique nas imagens para ampliar e ver melhor)















Comentários

  1. Que beleza de peças. Como é possível deixar acabar esta Fábrica?
    Foi a fábrica de chocolates a Vianense... vai ser a fábrica da Loiça da Meadela e o mais certo também será os Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O que de melhor tem a nossa cidade vai desaparecendo.

    ResponderEliminar
  2. Manuela Guerreiro21 outubro, 2013 16:29

    Tenho 61 anos de Idade. Vivo em Viana do Castelo hà 38, Terra onde nasceu o meu saudoso sogro, meu marido e filhos. Viana do Castelo, minha tenha de adopção por motivos óbvios. Já a amava antes de a conhecer. Terra de grandes terrenos de cultivo,rica no sector piscatório, algumas indústrias: Fábrica da Louça Regional, Fábrica de chocolates "A Vianense", algumas empresas texteis (que foram crescendo e que mercê da ganância das administrações foram fechando), o que provocou níveis de desemprego muito acima das percentagens anunciadas.Basta ouvir as notícias e consultar o site da Segurança Social. Presentemente a questão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo EP-Reconhecida em 1982 e 1983 MELHOR EMPRESA DO ANO!1984-RECONHECIDA SUPER EMPRESA
    DO ANO!Temos apenas paisagem empobrecida, pois o monte de Stª. Luzia tende a desaparecer para dar lugar a prédios fantasmagóricos.Apenas temos mar, revolta humana e maus políticos.

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de peças. Como é possível deixar-se encerrar uma fábrica destas?

    ResponderEliminar
  4. Feixou finalmente o é possivel ainda comprar ? Começei o jogo de mesa, nao esta completo e quero completar... Como faço ?

    ResponderEliminar
  5. Tudo tem um principio , e tudo tem um fim .
    As coisas não são eternas , acabam umas e surgem outras.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,

    Onde posso adquirir em primeira mão louça(composição original) deste tipo em Viana do Castelo? (Lojas, fábricas armazéns)

    Obrigado pela ajuda.
    Cumprimentos,
    Telmo S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apareceu recentemente um serviço de jantar completo à venda no olx

      Eliminar
    2. possuo um serviço completo de loça de Viana pintada á mão que estou a avaliar p
      ara posterior venda .

      Eliminar
  7. Vi hoje por acaso a sua pergunta.Encontra em Viana algumas lojas que vendem loiça decorativa e tb utilitária.Casa verde na avenida,casa Sandra em frente ao jardim,loja de loiças em frente às galerias César na rua Gonçalo Velho.Há tb particulares que vendem em sites de vendas.

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho um porta guardachuvas que é um a beleza, decorado com brasões. Aprecio muito esta louça decorativa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

A magia do Natal está de regresso à Praça

Com a chegada da época mais especial do ano, está de volta à Praça da República de Viana do Castelo, a Praça Natal. De 02 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a principal Praça da cidade vai estar decorada com motivos alusivos à época natalícia. Não vão faltar a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Presépio e também um Carrossel que vai proporcionar aos mais pequenos momentos de diversão e alegria. Refira-se, que a Praça Natal faz parte do evento “Viana, Coração do Natal”, que apresenta mais de uma centena de propostas e iniciativas, para todos os gostos e idades, até à primeira semana de janeiro do novo ano. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos da programação.