Avançar para o conteúdo principal

Ainda (e sempre...) o Largo de Santa Catarina

Já por várias vezes aqui referi a situação (muito comum) dos carros em cima do passeio no Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo. 
Nesta zona (e não só) da cidade, os automóveis parecem ter livre trânsito e estacionam em cima dos passeios com toda a naturalidade, tal é a incompetência dos responsáveis (Câmara e polícia), que aparentam ignorar tais condutas, e multar por estes lados não deve ser muito habitual, caso contrário, certamente não haveria tanta gente a "habilitar-se". 
Já ouvi muitos automobilistas dizerem que estacionam assim porque não há outro lugar. Acontece que, a pouco mais de cem metros (junto ao Monumento à Mulher Vianesa e edifício do ISN, nas proximidades da muralha poente do Castelo de S. Tiago da Barra), lugares são coisa que não falta e de borla. 
Já me aconteceu a mim e a outros amigos meus, ao caminharmos neste local, sermos confrontados com a inevitabilidade de ter-mos de estar de olhar atento à retaguarda, tal é a frequência de automobilistas a circular no passeio, à procura de um “buraco” para estacionar, não raras vezes chegando ao cúmulo de fazerem sinais de luzes para nos desviar-mos. 
O problema não é só da falta de civismo dos automobilistas, é também das autoridades que "deixam fazer" ou "não se importam" que tais situações aconteçam.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)

Comentários

  1. A Estrada de Santa Luzia, perto dos acessos do Hospital, merecia mais destaque do que esta praça, pelas dificuldades de circulação que coloca, nomeadamente de ambulâncias. Com a complacência, esporadicamente interrompida, da PSP.

    ResponderEliminar
  2. Eu aqui já ia sendo atropelado e o "condutor"da viatura ainda se achava com razão,sobem e descem nas rampas das passadeiras e isto é todos os dias.As autoridades fazem-se de cegos para não terem trabalho e chegamos a este descalabro.

    ResponderEliminar
  3. Hoje estavam bem mais carros que na fotografia.

    O passeio era mais um parque de estacionamento que um local para peões, mas isso para esta gente é o menos importante.

    Importante, importante, são mesmo eles.

    O que é lamentável é que esta gente vai continuar a fazer o mesmo e a defender-se como sempre, com o velho discurso do coitadinho que é coisa que rende, rende, rende.

    E o que é mais incrível, é que os críticos do tudo e do nada tão presentes nesta terra, nunca vêem estas imagens.

    Possivelmente estarão de férias nestas ocasiões.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.Me fiz seguidora deste blog porque Viana está no meu coração,adorava morar ai,infelizmente não posso.Tenho por esta cidade grandes ligações de afeto. Realmente no caso que aqui apresenta,tem muita razão,é o que a cidade esta mal dotada,estacionamentos.Depois todos eles são a pagar e muito caros,o que a câmara devia olhar.Já estive a morar ai na cidade e se queria ter o carro minimamente protegido era no parque e muito caro.Desta forma não se leva pessoas a querer ficar noutra terra.Gostei muito do blog e por aqui virei sempre que possível. Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Semana da Moda de Paris conta com bordados de Viana do Castelo

VALQUÍRIA MISS DIOR é a peça de arte instalada pela artista portuguesa Joana Vasconcelos no desfile da Dior, a decorrer esta terça-feira, dia 28 de fevereiro, e inserida na Semana da Moda de Paris. A peça de arte, em formato gigante, foi feita com os tecidos da coleção concebida por Maria Grazia Chiuri e com croché de lã, pedraria e bordados de Viana.  Foto: Facebook de Joana Vasconcelos