A Santa Casa da Misericórdia usará o seu valioso património artístico para ganhar dinheiro. A partir de hoje (28.04), a Igreja da Misericórdia cobra entrada aos visitantes: 2,00 euros para o público em geral e 1,00 euro para estudantes e reformados. As crianças com idade inferior a 12 anos ficarão isentas do pagamento. A entrada incluirá uma visita à área museológica situada no 2º andar do edifício sede, onde está patente uma exposição que mostra uma parte significativa do acervo de arte sacra da Misericórdia.
A justificação para este contributo simbólico por parte dos visitantes, é que o mesmo servirá para custear as obras que ainda faltam realizar na Igreja.
Recorde-se que a Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo, um dos mais relevantes exemplares do Barroco, estava encerrada desde 2010, para obras de restauro que
incidiram, além do reforço da estrutura, ao nível dos históricos azulejos que integram o templo, na consolidação estrutural da capela-mor e do arco cruzeiro e na recuperação da pintura do teto.