Avançar para o conteúdo principal

Os Meninos do Bombo

O "Linha da Frente" esteve na Casa dos Rapazes em Viana do Castelo e acompanhou o dia-a-dia de crianças e jovens que lutam para vencer na vida.

"Os Meninos do Bombo" relata a história de jovens que conseguiram ultrapassar memorias dolorosas e que espantam tristezas através dos bombos.
A equipa de reportagem viveu durante uma semana na instituição com liberdade total para filmar e captou testemunhos inéditos de crianças e jovens que naquela cidade minhota tentam dar a volta à vida.

Vamos conhecer o Constantino que aos 14 não sabia ler ou escrever e que fazia assaltos à mão armada. Hoje é um dos melhores da turma. Há ainda o Bruno e o Ricardo, um quer ser arquiteto, outro mecânico. Os dois irmãos sonham que as profissões os possibilitem ajudar o pai, que não tem condições para os criar. Vamos ainda aprender com Roberto, que apesar de uma infância terrível hoje é o melhor na turma e diz que vai ser um dos melhores cozinheiros do país.

O estado paga cerca de 700 euros por cada criança institucionalizada. Um subsídio que perdem aos 23 mas na Casa dos Rapazes a crise não está a permitir que os jovens entrem no mercado de trabalho. O que acontece a estes jovens?

(clique na imagem para ver a reportagem da RTP emitida em 18.04.2013)


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

VIANA BATE FORTE está de volta: três palcos, 15 artistas

A Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva voltam a acolher nas noites de 11 e 12 de setembro, o VIANA BATE FORTE. Nesta 9ª edição, o Festival vai acolher 15 espetáculos sempre de entrada livre. Destaque para nomes consagrados da música portuguesa, como Santos & Pecadores, UHF, David Fonseca, Lena d’Água e Expensive Soul. 11 DE SETEMBRO  PALCO DA LIBERDADE  20h30 Santos & Pecadores 22h30 Expensive Soul 00h30 Agir PALCO DA REPÚBLICA  21h30 Diana Vilarinho  23h30 Souls of Fire PALCO DA ERVA  23h00 O Abominável 01h00 Youth Yard  12 DE SETEMBRO PALCO DA LIBERDADE   20h30 Paulo de Carvalho  22h30 UHF  00h30 David Fonseca PALCO DA REPÚBLICA 21h30 Lena D’Água 23h30 Motherflutters  01h30 O Simples Mente  PALCO DA ERVA  23h00 Malaboos  01h00 Rufia Terno

APDL anuncia entrada em operação da Nova Doca Seca n.º 3 em Viana do Castelo

A APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo) anunciou, hoje, na sua página oficial, a entrada em operação da Nova Doca Seca n.º 3 dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, assinalada a 7 de setembro, com a entrada da construção SEFU. Com 117,3 metros de comprimento, 9.259 GT e um calado de 4,65 metros, o SEFU é a primeira construção a utilizar a nova infraestrutura, marcando o início da sua atividade operacional. A nova doca seca, cuja construção está prevista no âmbito do Terceiro Aditamento ao Contrato de Subconcessão, representa um importante reforço da capacidade dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, permitindo ampliar as condições disponíveis para operações de construção e reparação naval. A entrada em operação desta infraestrutura constitui um marco relevante para o Porto de Viana do Castelo, reforçando a sua capacidade de apoio à indústria naval e criando melhores condições para responder a operações de maior dimensão e complexidade. 📸 APDL

O WORLD EXPLORER que passou a chamar-se STAR EXPLORER

O navio de cruzeiros WORLD EXPLORER, foi o primeiro navio de Expedição Polar construído em Portugal. Construído em 2019 nos estaleiros navais da WestSea, em Viana do Castelo, custou cerca de 80 milhões de euros à Mystic Invest, do empresário português Mário Ferreira. Vendido em 2024 à operadora de luxo Windstar Cruises, o navio encontra-se a passar por uma profunda transformação nos estaleiros da WestSea. A conversão em curso contempla a remoção do heliporto, a criação de novos camarotes, bem como alterações na proa e ré. A entrega do navio remodelado está prevista para dezembro de 2026. As imagens são do STAR EXPLORER a efetuar as manobras de mudança para a nova doca seca dos estaleiros navais da WestSea. 📸 8 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Vila Praia de Âncora está em Festa

Entre os dias 9 e 13 de setembro de 2026, Vila Praia de Âncora celebra as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança. Durante cinco dias, a Festa de Nossa Senhora da Bonança atrai milhares de pessoas a Vila Praia de Âncora, para vivenciarem de perto a fé, a cultura e as tradições marítimas. O programa integra momentos religiosos marcantes, como a emblemática Procissão ao Mar, a Procissão de Velas, Procissão em honra de Nossa Senhora da Bonança, mas também Cortejo Etnográfico “Homens do Mar”, Espetáculos Pirotécnicos, Bandas de música, Fanfarras e Grupos de Bombos. 📸 10 setembro 2026 | @olharvianadocastelo