Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.
Pesquisar neste blogue
A importância do Traje à Vianesa
Este antigo postal, circulado em 29.11.1908, que retrata o Rei D. Manuel II em 1890, com cinco meses de idade, ao colo de uma senhora vestida com o traje à Vianesa, mostra bem a notoriedade que já desfrutava, designadamente no século XIX ao nível das elites, este ícone da cultura popular vianense.
Ocasionalmente vi na internet ,no blogue " Plataforma de Cidadania Monárquica " de 19 de Agosto de 2020 , que a referida senhora acima referenciada era D . Maria José Coelho de Castro Malheiro Villa - Boas e que fazia parte da Casa Civil do Paço Real . Ora estas referencias ,não coincidem ,alguém me poderá esclarecer melhor o assunto ?
Ninguém vai esclarecer ,porque a verdade por vezes custa a ser admitida . Inventam situações descaradas acabando por cair no ridículo. O fato à época era designado de fato á minhota e não de fato á Vianesa como por aí se proclama.
A Feira Medieval de Viana do Castelo vai voltar às ruas do centro histórico da cidade de 17 a 19 de junho, após a interrupção de dois anos devido à pandemia. A Feira vai contar com um diversificado programa de animação e com a presença de artesãos e restauração. DO PROGRAMA DE ANIMAÇÃO CONSTA NOMEADAMENTE: ANIMAÇÃO ITINERANTE | CORO MEDIEVAL | ESPETÁCULO DE ABERTURA | ESPETÁCULO DE FOGO | CORTEJO DO SÉQUITO REAL | DANÇAS MEDIEVAIS | MÚSICA MEDIEVAL | MARIONETAS | JOGO DO PAU | DEMONSTRAÇÃO DE VOO LIVRE | BANDA DE GAITEIROS | OUTORGA DO FORAL | OS GUARDAS REAIS | OFICINA DE TIARAS DE FLORES | JOGOS MEDIEVAIS Consulte a programação completa do evento, com o local e horário de cada animação, clicando AQUI :
Um canhão do reinado de D. João V, do século XVIII, pertencente ao Arsenal Real do Exército, foi roubado na madrugada de hoje do baluarte do Socorro, junto à pousada de S. Teotónio, no interior da fortaleza de Valença. Em comunicado enviado às redações, a autarquia da segunda cidade do distrito de Viana do Castelo, adiantou “tratar-se de um magnífico exemplar de armamento bélico, que estava exposto no Baluarte do Socorro, no interior da Fortaleza de Valença”. “Ao que tudo indica, o canhão foi arremessado muralha abaixo, para um patamar intermédio, e novamente atirado para o fosso da fortaleza, onde terá sido recolhido e transportado. Este é um roubo que abrange o património móvel nacional existente na fortaleza de Valença”, refere a nota. A Câmara de Valença “participou a ocorrência à GNR sendo que foi acionada, de imediato, a Polícia Judiciária (PJ) que já esteve no local a recolher provas”. O presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira manifestou-se “profundame
Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.
O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais. É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo. Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.
A senhora trajada com fato à " moda do Minho" ,trata-se de Maria Anjos Serôdio oriunda de Vila Nova de Foz Côa.
ResponderEliminarFoi aia da Casa Real .
Ocasionalmente vi na internet ,no blogue " Plataforma de Cidadania Monárquica " de 19 de Agosto de 2020 , que a referida senhora acima referenciada era D . Maria José Coelho de Castro Malheiro Villa - Boas e que fazia parte da Casa Civil do Paço Real .
EliminarOra estas referencias ,não coincidem ,alguém me poderá esclarecer melhor o assunto ?
Ninguém vai esclarecer ,porque a verdade por vezes custa a ser admitida .
ResponderEliminarInventam situações descaradas acabando por cair no ridículo.
O fato à época era designado de fato á minhota e não de fato á Vianesa como por aí se proclama.
Nao era Vila Nova de Foz Coa mas sim Sao Joao da Pesqueira .
ResponderEliminar