Avançar para o conteúdo principal

Hospital da Gelfa vai reabrir portas com Cuidados Continuados


Desativado desde 1999, o Hospital Psiquiátrico da Gelfa, em Vila Praia de Âncora (Caminha), agora sob a jurisdição do Instituto de São João de Deus (ISJD), deverá finalmente reabrir as portas em junho, integrado na Rede Nacional de Cuidados Continuados. 
Devido à degradação que o imóvel apresentava, entre o ano de 2002 e 2005 foi o mesmo sujeito a grandes obras com a intenção de reabrir como hospital psiquiátrico sob a alçada do Centro Hospitalar do Alto Minho, solução que não chegou a concretizar-se. 
Sob a responsabilidade do ISJD, o edifício foi novamente sujeito a obras de reabilitação no valor de dois milhões de euros. As obras ficaram concluídas em 2011. O Instituto de São João de Deus detém a concessão do património durante 35 anos. 
Depois da entrada em funcionamento, esta unidade vai dar resposta ao internamento de longa duração de utentes dos concelhos de Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo