Avançar para o conteúdo principal

Inauguração do Centro Cultural de Viana do Castelo foi novamente adiada

A autarquia tinha anunciado que o Centro Cultural seria inaugurado no dia do aniversário dos 755 anos da atribuição do foral a Viana, ou seja 18 de junho de 2013. Agora a nova data prometida para a inauguração é durante o mês de julho. 
Segundo a autarquia, o adiamento deve-se ao mau tempo, que fez com que os arranjos exteriores se atrasassem. 
O Centro Cultural de Viana do Castelo começou a ser construído em janeiro de 2008 e tem um custo de 13,1 milhões de euros. 
Projeto da autoria do arquiteto Souto Moura, inicialmente designado de Coliseu, passou para Pavilhão Multiusos e finalmente Centro Cultural de Viana do Castelo. 
É constituído por três pisos e tem uma área de implantação de 3.792 m2. No piso -1 está inserido o recinto de jogo e o acesso às bancadas laterais. O piso 0 destaca-se pelo vidro utilizado, que garante a transparência entre a cidade, o rio e o interior do próprio edifício. E por último no Piso 1 encontram-se as cabines cénicas e os espaços administrativos. 
Estará preparado para acolher eventos de grande dimensão como provas desportivas, festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Intervenção na ponte móvel da marina de Viana, entrou na fase final

A ponte móvel pedonal localizada na margem direita do rio Lima, na entrada da marina de Viana do Castelo está inoperacional há mais de 2 anos. Presentemente, está em fase final a intervenção na ponte (e respetivos acessos) que teve início há cerca de seis meses. Inaugurada em 2007, esta travessia tem sofrido avarias constantes ao longo da sua existência. Espera-se que esta intervenção garanta a operacionalidade da infraestrutura a longo prazo.  A ponte está dotada da possibilidade de rotação de forma a permitir não só a passagem de peões (em posição fechada) mas também das embarcações (em posição aberta).  📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

O segundo espaço verde mais antigo da cidade

Criado em 1888, de forma triangular com 5.500m2 Jardim D. Fernando  Praça General Barbosa Monserrate, Viana do Castelo 📸 14 abril 2026 | @olharvianadocastelo

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...