Avançar para o conteúdo principal

Terrenos do Parque da Cidade de Viana do Castelo finalmente vendidos

Parque da cidade, Viana do Castelo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de câmara, o reconhecimento de interesse público municipal para um empreendimento a instalar no Parque da Cidade. Trata-se de um investimento turístico a rondar os 60 milhões de euros para instalar um novo hotel, habitação, equipamentos, comércio e serviços diretos. 
Em causa está a compra dos terrenos do Parque da Cidade, um projeto de reabilitação no âmbito do Programa Polis situado na zona oriental da cidade, em frente ao rio Lima. A aquisição, que resulta da aprovação por parte dos acionistas Estado e Câmara Municipal em Maio do ano passado, foi efetuada conforme fixado por 7,5 milhões de euros e implicou a venda de todos os lotes de terreno. 
A venda envolve 63.199 metros quadrados de terrenos (26 lotes) para a construção de habitação de luxo, 1.776 metros quadrados para comércio, 19.526 metros quadrados de estacionamento, além de um lote de 9.496 metros quadrados para construção de um hotel, o que vai implicar um investimento superior a sessenta milhões de euros. 
Este investimento estruturante para Viana do Castelo foi alvo de um pedido de reconhecimento de interesse público municipal para atribuição de benefícios fiscais e taxas de natureza municipal. Em causa está a SOFIR – Sociedade de Turismo de Ofir SA, que vai usufruir de isenção total de IMT, redução de cinquenta por cento das taxas a cobrar e, até 2016, isenção de cem por cento nas taxas a cobrar na ocupação de domínio público. 
Estas isenções estão previstas no regime de incentivos ao acolhimento empresarial e turísticos e à regeneração urbana que vigoram em Viana do Castelo desde 2010. Este pedido vai agora ser submetido à próxima Assembleia Municipal, que está agendada para a próxima sexta-feira, dia 28 de Junho.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Estátua do Caramuru já mora na Praia Norte

A estátua do Caramuru foi retirada no passado mês de maio do local onde se encontrava há dez anos, na Praça do República, e acaba de ser colocada na Praia Norte junto ao restaurante Scala. As operações decorreram durante a tarde desta quinta-feira. O conjunto escultórico composto por duas figuras, Caramuru e sua esposa Paraguaçu, fundido a bronze com cinco metros de altura, foi inaugurado na passagem do ano de 2008 para 2009. Desde o dia da sua inauguração que a polémica estátua é alvo das críticas da população, devido à dimensão e enquadramento arquitetónico no local mais nobre da cidade. Depois de tanta contestação, o Caramuru conhece novos horizontes. A escultura destinada a homenagear o Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, navegador natural de Viana do Castelo que naufragou no Brasil em 1508, foi encomendada pela Câmara de Viana ao mestre José Rodrigues. QUEM FOI CARAMURU?    “Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, natural de Viana do Castelo, foi um destemido navega...

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.