Avançar para o conteúdo principal

Terrenos do Parque da Cidade de Viana do Castelo finalmente vendidos

Parque da cidade, Viana do Castelo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de câmara, o reconhecimento de interesse público municipal para um empreendimento a instalar no Parque da Cidade. Trata-se de um investimento turístico a rondar os 60 milhões de euros para instalar um novo hotel, habitação, equipamentos, comércio e serviços diretos. 
Em causa está a compra dos terrenos do Parque da Cidade, um projeto de reabilitação no âmbito do Programa Polis situado na zona oriental da cidade, em frente ao rio Lima. A aquisição, que resulta da aprovação por parte dos acionistas Estado e Câmara Municipal em Maio do ano passado, foi efetuada conforme fixado por 7,5 milhões de euros e implicou a venda de todos os lotes de terreno. 
A venda envolve 63.199 metros quadrados de terrenos (26 lotes) para a construção de habitação de luxo, 1.776 metros quadrados para comércio, 19.526 metros quadrados de estacionamento, além de um lote de 9.496 metros quadrados para construção de um hotel, o que vai implicar um investimento superior a sessenta milhões de euros. 
Este investimento estruturante para Viana do Castelo foi alvo de um pedido de reconhecimento de interesse público municipal para atribuição de benefícios fiscais e taxas de natureza municipal. Em causa está a SOFIR – Sociedade de Turismo de Ofir SA, que vai usufruir de isenção total de IMT, redução de cinquenta por cento das taxas a cobrar e, até 2016, isenção de cem por cento nas taxas a cobrar na ocupação de domínio público. 
Estas isenções estão previstas no regime de incentivos ao acolhimento empresarial e turísticos e à regeneração urbana que vigoram em Viana do Castelo desde 2010. Este pedido vai agora ser submetido à próxima Assembleia Municipal, que está agendada para a próxima sexta-feira, dia 28 de Junho.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

“Marginal - Festa no Jardim” arranca a 14 de julho com experiências para toda a família

De 14 a 24 de julho, vai realizar-se no Jardim Público e no Jardim da Marina um evento cheio de experiências diurnas e noturnas para toda a família. Concertos, dança, jogos, showcookings, ateliers, conversas… vão animar a marginal de Viana do Castelo durante 11 dias. Clique na imagem e conheça a programação completa.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.