Terrenos do Parque da Cidade de Viana do Castelo finalmente vendidos

Parque da cidade, Viana do Castelo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de câmara, o reconhecimento de interesse público municipal para um empreendimento a instalar no Parque da Cidade. Trata-se de um investimento turístico a rondar os 60 milhões de euros para instalar um novo hotel, habitação, equipamentos, comércio e serviços diretos. 
Em causa está a compra dos terrenos do Parque da Cidade, um projeto de reabilitação no âmbito do Programa Polis situado na zona oriental da cidade, em frente ao rio Lima. A aquisição, que resulta da aprovação por parte dos acionistas Estado e Câmara Municipal em Maio do ano passado, foi efetuada conforme fixado por 7,5 milhões de euros e implicou a venda de todos os lotes de terreno. 
A venda envolve 63.199 metros quadrados de terrenos (26 lotes) para a construção de habitação de luxo, 1.776 metros quadrados para comércio, 19.526 metros quadrados de estacionamento, além de um lote de 9.496 metros quadrados para construção de um hotel, o que vai implicar um investimento superior a sessenta milhões de euros. 
Este investimento estruturante para Viana do Castelo foi alvo de um pedido de reconhecimento de interesse público municipal para atribuição de benefícios fiscais e taxas de natureza municipal. Em causa está a SOFIR – Sociedade de Turismo de Ofir SA, que vai usufruir de isenção total de IMT, redução de cinquenta por cento das taxas a cobrar e, até 2016, isenção de cem por cento nas taxas a cobrar na ocupação de domínio público. 
Estas isenções estão previstas no regime de incentivos ao acolhimento empresarial e turísticos e à regeneração urbana que vigoram em Viana do Castelo desde 2010. Este pedido vai agora ser submetido à próxima Assembleia Municipal, que está agendada para a próxima sexta-feira, dia 28 de Junho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Reabilitação da Rua Nova de S. Bento

Floreiras dão novo colorido ao Largo João Tomás da Costa

Presidência Portuguesa do Conselho da UE vai passar por Viana do Castelo.