Avançar para o conteúdo principal

Centro Cultural de Viana do Castelo vai ser finalmente inaugurado

O Centro Cultural de Viana do Castelo, que começou a ser construído em 2008, vai finalmente ser inaugurado no próximo domingo, dia 14 de julho, pelas 12H00, depois de vários contratempos que impossibilitaram a sua abertura em outras datas anunciadas, mas nunca cumpridas. 
A inauguração vai contar com a presença do arquiteto Eduardo Souto Moura, autor do projeto, o qual vai conduzir a visita guiada ao edifício. A animação será garantida por 26 Associações Culturais e Desportivas do Concelho, com apontamentos de música, teatro, poesia, etnografia e desporto. A animação no exterior do edifício começará às 11h00, com a atuação de bandas de música e grupos de bombos. 

O Centro Cultural de Viana do Castelo inicialmente chamado de Multiusos e posteriormente Coliseu, orçado em 13,1 milhões de euros, é constituído por três pisos e tem uma área de implantação de 3.792 m2. No piso -1 está inserido o recinto de jogo e o acesso às bancadas laterais. O piso 0 destaca-se pelo vidro utilizado, que garante a transparência entre a cidade, o rio e o interior do próprio edifício. E por último no Piso 1 encontram-se as cabines cénicas e os espaços administrativos. 
Estará preparado para acolher eventos de grande dimensão como provas desportivas, festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)









PUBLICAÇÕES MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

O Campo d’Agonia já foi assim

Estes tempos já lá vão. Mas ficaram estas fotografias para nos recordar como era o emblemático Campo d’Agonia, em Viana do Castelo, há alguns anos. Consegue encontrar as diferenças?  📸 março 2005 | @olharvianadocastelo

Veleiro HAI entra em estaleiro de Viana do Castelo

Esta sequência de imagens mostram o momento (26.10.2026) em que o veleiro HAI é retirado da água e colocado em seco no cais da MetaloRep - Construção e Reparação Naval (Doca Seca Engº Duarte Pacheco), em Viana do Castelo. Recorde-se, que o HAI, é o veleiro com bandeira alemã, que encalhou no passado dia 11 de outubro, na foz do rio Minho, em Caminha. 📸 26 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Em Viana do Castelo prossegue a montagem das decorações de Natal

Uma das novidades deste ano, a árvore de Natal 3D gigante no Largo de São Domingos, já se encontra instalada. Nesta árvore, haverá espetáculos multimédia com iluminação sincronizada com música. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. 📸 24 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Faltam dois meses para o Natal…

Quem resiste à montra desta loja? Alameda 5 de outubro, Viana do Castelo. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Dias de Todos os Santos e de Finados, os dias em que os cemitérios se enchem de pessoas para homenagear os mortos

Repetindo um ritual, a 1 de novembro, é celebrado todos os anos pela Igreja Católica o Dia de Todos os Santos com o intuito de evocar a memória de todos os santos e mártires. No entanto, é neste dia que por ser feriado, véspera do dia de Finados, muitos antecipam a ida ao cemitério para prestarem homenagem a familiares e amigos já falecidos. É a oportunidade para que centenas de pessoas cumpram a tradição de limpar as campas, encher as jarras de flores, acender uma vela e rezar junto dos túmulos dos seus entes queridos. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31)