Avançar para o conteúdo principal

Centro Cultural de Viana do Castelo vai ser finalmente inaugurado

O Centro Cultural de Viana do Castelo, que começou a ser construído em 2008, vai finalmente ser inaugurado no próximo domingo, dia 14 de julho, pelas 12H00, depois de vários contratempos que impossibilitaram a sua abertura em outras datas anunciadas, mas nunca cumpridas. 
A inauguração vai contar com a presença do arquiteto Eduardo Souto Moura, autor do projeto, o qual vai conduzir a visita guiada ao edifício. A animação será garantida por 26 Associações Culturais e Desportivas do Concelho, com apontamentos de música, teatro, poesia, etnografia e desporto. A animação no exterior do edifício começará às 11h00, com a atuação de bandas de música e grupos de bombos. 

O Centro Cultural de Viana do Castelo inicialmente chamado de Multiusos e posteriormente Coliseu, orçado em 13,1 milhões de euros, é constituído por três pisos e tem uma área de implantação de 3.792 m2. No piso -1 está inserido o recinto de jogo e o acesso às bancadas laterais. O piso 0 destaca-se pelo vidro utilizado, que garante a transparência entre a cidade, o rio e o interior do próprio edifício. E por último no Piso 1 encontram-se as cabines cénicas e os espaços administrativos. 
Estará preparado para acolher eventos de grande dimensão como provas desportivas, festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)









Comentários

  1. Isto vai ser um pavilhão para os ranchos folclóricos actuarem!

    Ponte de Lima faz inveja a Viana do Castelo com nomes da musica nacional e internacional a atuarem todos os anos em Ponte de Lima e eles nem tem pavilhões de 13 milhões. Os governantes de Viana são muito modestos!!

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que este pavilhao nao é "muito querido" pelos vianenses mas eu acho que o conjunto arquitetônico (Siza, Tavora, Souto de Mora...)é realmente único...

    ResponderEliminar
  3. Tenho pena que haja irmãos de Ponte de Lima que pensem da forma do Paulo... Nunca seremos nada se ambos os concelhos viverem de costas voltadas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

O que ficou da antiga Praça de Touros

Da demolição praticamente integral da antiga Praça de Touros de Viana do Castelo, só ficou de pé uma pequena parte da fachada principal (ver foto). Conforme se pode verificar numa das fotografias, essa reduzida parte do velho edifício já se encontra integrada na nova construção, a Praça Viana, equipamento desportivo destinado à prática de várias modalidades em simultâneo. O projeto para a Praça Viana foi elaborado tendo como base o antigo edifício da Praça de Touros, mantendo as caraterísticas arquitetónicas do mesmo ao nível da fachada exterior e volumetria. A Praça de Touros de Viana do Castelo foi construída em 1948. O último espetáculo tauromáquico aconteceu em agosto de 2008, por altura da Romaria da Senhora d'Agonia. Estava encerrada desde 2009, altura em que Viana do Castelo se declarou cidade antitouradas. A demolição teve início em abril de 2021.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Hoje está de parabéns!

O Palácio da Justiça está localizado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra. Atualmente é sede do Tribunal Judicial da Comarca de Viana do Castelo. Projetado pelo arquiteto Francisco Augusto, o edifício começou a ser construído em 1951 e foi inaugurado em 28 de Junho de 1959. No interior do Palácio da Justiça é de realçar a existência de vários vitrais com grande valor artístico, representando a Justiça, as forças do mal, as forças do bem, as tábuas da Lei, a morte e a vida…

Demolição completa com fim à vista

Viana do Castelo, 21 de junho de 2022, Edifício Jardim (Prédio Coutinho).

Para cumprir promessa centenária milhares de fiéis sobem ao monte de Santa Luzia

Realiza-se amanhã, domingo, dia 26 de junho, a partir das 9h00, a Peregrinação Diocesana ao Sagrado Coração de Jesus, no monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Às 11h00 terá lugar a celebração da Eucaristia que decorrerá no anfiteatro situado no jardim das Tílias, junto ao santuário do Sagrado Coração de Jesus, celebração presidida por D. João Lavrador. A ORIGEM DESTA PROMESSA  Em 1918 a peste pneumónica assolava toda a população e na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse. Tal facto registou-se e por isso a promessa teve de ser cumprida. Impedidos de o fazer em 1919 e 1920, só no ano de 1921 a promessa foi cumprida e repetida todos os anos. Fotografias do Santuário do Sagrado Coração de Jesus (24 JUN 2022).