Avançar para o conteúdo principal

Programa e Cartaz da Romaria da Agonia 2013 já são conhecidos

Foi apresentado na passada sexta-feira o programa e o cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2013, o evento que continua a ser o maior acontecimento da cidade. 
O programa deste ano não traz grandes novidades, cumpre a tradição - e é bom que ela não se perca - e faz das festas em honra de Nossa Senhora D’Agonia a maior e mais importante Romaria de Portugal. 
O cartaz deste ano é da autoria de José Pedro Lage Silva, Paulo José Lage Silva e Diana Lage Silva que vai apresentar o Traje Vermelho da Meadela, da coleção particular de Rosa Freitas. Os três concorrentes pertencem ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela. 
A Romaria da Senhora da Agonia 2013 vai decorrer de 16 a 20 de agosto.


Veja aqui, o Programa Definitivo da Romaria da Agonia 2013

Comentários

  1. Parce mas não é10 julho, 2013 13:21

    Aos colecionadores de postais de Viana informo que estão aparecer replicas de postais antigos, imprimidos por uma gráfica.
    Estes postais são vendidos por um preço exorbitante , passam despercebidos, são vendidos em leilões na net .
    A edição é feita por uma identidade cá da terra e por incrível que seja no postal diz que a reprodução é proibida.
    Os postais são cópias dos originais na cor e nos motivos.
    Passam despercebidos e qualquer um pode cair no conto.......
    Atenção à compra dos mesmos.

    ResponderEliminar
  2. Um especialista deve estudar bem a lição.13 julho, 2013 00:16

    Um " especialista " de Trajes da nossa terra à bem pouco tempo fez um trabalho sobre o linho.
    Por incrível que seja disse no vídeo
    que o linho é plantado, quando o mesmo é semeado.
    Como é possível dizer asneiras sem ter o mínimo de conhecimento sobre a matéria.

    ResponderEliminar
  3. Allguns conselhos a considerar !21 julho, 2013 21:12

    O cartaz das festas do ano 2013 é nitidamente o mais interessante.
    Quanto aos outros alguns me merecem apreço , outros alguns reparos a fazer:
    O Cartaz N1 apresenta um fato de lavradeira vermelho bem trajado, ouro adequado, sem excessos,e uma boa postura.
    O cartaz N2 apresenta o Fato negro de mordoma .
    Bem trajado, ouro adequado , sem excessos e boa postura.
    O cartaz N3 apresenta um fato de lavradeira pobre,com pouco ouro. O lenço está muito junto à testa, o cabelo deve sobressair um pouco. Não tiveram cuidado deste pormenor , retiraram assim a beleza ao figurante. A figurante é uma mulher bonita, merecia mais...
    O colete é estreito e inadequado ao corpo da lavradeira.
    O avental é estreito e como tal a algibeira encontra-se numa pose inadequada.
    O cartaz N4 apesar de ser um cartaz interessante , as cores bem conjugadas ,só perde por não apresentar um lenço da região , apresenta sim um lenço oriundo de Marrocos, no fato de mordoma.
    Quanto ao resto nada há a acrescentar.
    O Cartaz N5 apresenta um Fato de Mordoma negro com um lenço não característico da região.
    O fotografo não tirou partido da pessoa em questão , podia estar bem melhor, a expressão...
    A vela é grande demais.
    O ouro apresenta-se sem exageros.
    O Cartaz N6 apresenta Uma mulher bonita , boa expressão.
    Bem trajada , ouro adequado sem exageros.
    Parabens !
    O Cartaz N7 apresenta um Fato Azul de Mordoma . O ouro falso com muito " Pechebeque" à mistura.
    Mal distribuído e uma vela simples.
    Cartaz N 8 Apresenta as mesmas caracteristicas.
    Cartaz N 9 Bem Trajada, com um fato de lavradeira vermelho.
    Ouro adequado sem exageros.
    Único defeito a apresentar é o colete que é curto e inadequado ao figurante.
    Cartaz N10 - Sem Comentários.
    Cartaz N 11 Fato De Mordoma Preto.
    Apresenta o ouro mais distribuído.
    Guarda chuva inadequado ao fato.
    O fotografo não tirou partido do figurante ....a expressão.. Apresenta uma " manta "ou xaile duma forma um tanto ao qual exagerada.
    Estes são alguns pormenores a ter em conta , o saber trajar,os acessórios a usar, e o ourar.
    A pose, a expressão .... do figurante também são pormenores a cuidar .


    ResponderEliminar
  4. Sou vianesa!!! orgulho-me de o ser, mas fico tão triste, com certos comentários que fazem!!! É o não saber as nossas tradições!!!! O traje, a vela, o lenço, se tem pouco ou muito ouro.... Não é uma questão se fica bem ou mal? É a tradição! Tudo tem o seu significado..."SABIAM QUE SE VIA PELO O OURO QUE A VIANESA OSTENTAVA, A RIQUEZA QUE TINHA???

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Já se acenderam as luzes de Natal em Viana do Castelo

As iluminações estão presentes em várias ruas de Viana, engalanando ainda duas entradas da cidade, praças e rotundas até ao dia 08 de janeiro de 2023. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e as 00h00.