Avançar para o conteúdo principal

Filme “Alto do Minho” em exibição na Casa dos Nichos

O filme Alto do Minho, realizado por Miguel Filgueiras, vai ser exibido no dia 28 de setembro, pelas 22h30, na Casa dos Nichos - Núcleo Museológico de Arqueologia de Viana do Castelo. 
Antes, pelas 22h00 haverá uma visita guiada ao Núcleo Museológico com particular destaque para os vestígios da Cultura Castreja (Cultura do Noroeste Peninsular da Idade do Ferro) 
e pelas 23h20 – Conversa informal sobre o filme. A entrada é gratuita.
Este documentário, após passagens por festivais cinematográficos em Portugal (2), Canadá, Áustria, Estónia, Croácia, Letónia e Finlândia, será exibido no dia 12 de outubro em Bilbau e no dia 20 em Nova Iorque. Em Espanha a projecção está inserida no NAFA Ethnographic Film Festival e nos Estados Unidos no The Margaret Mead Film Festival. 

“Alto do Minho”, filme retrato documental sobre a identidade na região do Alto Minho.



Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Andando pela cidade…

Interior da Igreja de S. Bento (séc. XVI), Viana do Castelo.

ANTES e AGORA

Há pelo menos 10 anos que a estrutura situada no porto de pesca, junto à antiga Torre de Vigia dos Pilotos da Barra de Viana do Castelo, se encontrava desativada, degradada e com lixo no interior. Finalmente, no passado dia 21 de março, foi demolida, apresentando-se agora o espaço com uma melhor imagem. Também a placa que assinala o local, na antiga doca comercial, onde entre 1923 e 1959 funcionou a Escola de Natação do S. C. Vianense, foi por estes dias sujeita a uma operação de limpeza.

Em dia de calor…

De bicicleta, a correr ou a caminhar nesta tarde de 27 de março, com temperatura agradável de 20º, pela Ecovia Litoral Norte, Areosa/Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.