Avançar para o conteúdo principal

MINERVA - o regresso a Viana do Castelo

MINERVA atracado no porto comercial de Viana do Castelo
O porto comercial de Viana do Castelo recebeu ontem o navio de cruzeiros MINERVA, da companhia britânica Swan Hellenic. Este mesmo navio já tinha feito escala em Viana no dia 25.08.2009. 
O pequeno "MINERVA", com 133 metros, tem capacidade para receber cerca de 350 passageiros, servidos por 160 tripulantes. 
A escala em Viana do Castelo foi muito curta, entrou por volta das 07H00 e partiu às 14H30. Trazia a bordo cerca de 300 passageiros dos Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Irlanda, Rússia e Itália. Começou a sua viagem em Dublin e terminará em Southampton. De Viana do Castelo seguiu para Lisboa.

Comentários

  1. Pena que não venham outros e mais vezes... talvez a cidade consegui-se acordar...

    ResponderEliminar
  2. Pena não saírem do navio, ou será que foram dar uma pequena visita a cidade, daquele lado atracado não me parece, tinha-mos potencialidade de turismo em viana, mas......enfim

    ResponderEliminar
  3. "Anónimo disse...
    Pena não saírem do navio, ou será que foram dar uma pequena visita a cidade, daquele lado atracado não me parece, tinha-mos potencialidade de turismo em viana, mas......enfim
    3 de Setembro de 2013 às 11:36"

    É costume sim virem à cidade, tenho registos fotográficos de outros anos em que os turistas vindos do outro lado em autocarro, passeiam pelo centro da cidade.

    ResponderEliminar
  4. Claro que vem à cidade. Atracar do lado de cá é praticamente impossível, além disso são pouquissimos minutos de autocarro como todos sabemos. Por exemplo, em Roma, os cruzeiros param a vários km da cidade.

    Agora claro que este tipo de turismo é bom para algum comércio, mas não acrescenta grande coisa uma vez que não dormem nem almoçam cá.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma