Avançar para o conteúdo principal

Câmara de Viana anunciou a intenção de candidatar ao próximo quadro comunitário a empreitada do futuro Mercado Municipal

Maqueta do futuro Mercado Municipal de Viana do Castelo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo quer avançar com uma candidatura a fundos comunitários no âmbito do próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional-QREN para construir o novo mercado municipal. O projeto, que vai incluir uma memória do antigo mercado, é um dos grandes objetivos do executivo municipal para os próximo quatro anos. 
Para a autarquia, o novo mercado municipal é um equipamento necessário no centro histórico e está a aguardar a sua concretização, possível através da concretização do objeto social da VianaPolis, que é a demolição do Edifício Jardim. 
A VianaPolis, que tem dado privilégio às expropriações amigáveis procurando concretizar o seu objetivo e lançando a construção, como previsto, do novo Mercado Municipal, está pendente de decisões judiciais já que, neste momento, das 105 frações que constituem esta propriedade, 47 foram já adquiridas por acordo, 16 pela via litigiosa, encontrando-se suspensas 42 frações. 
Relativamente às quatro ações administrativas especiais intentadas pelos expropriados, onde foi requerida a nulidade do ato administrativo, as decisões até ao momento proferidas em sede do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga e do Tribunal Central Administrativo do Norte negaram provimento ao requerido pelos expropriados, tendo sido julgada conforme o empreendido pela VianaPolis. 
Neste momento, aguarda-se o trânsito em julgado da decisão para que se efetive a ação administrativa, sendo que o executivo municipal aguarda com grande expectativa a resolução em breve dos processos em tribunal, que estão em fase final e os quais a VianaPolis tem vindo a vencer nas instâncias judiciais. 
Neste sentido, a autarquia pretende avançar com uma candidatura ao próximo QREN para concretizar a construção do novo edifício do mercado municipal, um projeto que irá incluir uma memória do antigo mercado, bem como um novo edifício com espaços funcionais privilegiando as atividades económicas complementares, nomeadamente café, posto de turismo e de artesanato local, lojas gourmet, espaço para jovens artesãos e uma ala central para feiras e mostras de produtos agrícolas e regionais. 

Fonte: Gabinete de Imprensa
 da Câmara Municipal de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Passagem de ano de Viana do Castelo com música e fogo de artifício

A festa de Passagem de Ano 2024/2025, em Viana do Castelo, está marcada para o dia 31 de dezembro, no Centro Cultural da cidade. A partir das 23h00, a garantir a animação estarão os Dj’s SIMANBEATZ, BLUAY, AVATAR, FÁBIO GONÇALVES, PETTE e PEDRO PEREIRA, que irão assegurar a música até às 06h00. No último dia do ano, quando soarem as 12 badaladas, vão poder assistir ao habitual Fogo de Artifício sobre o Rio Lima. Reúna a família e os amigos e venham a Viana do Castelo para se despedirem de 2024 e entrarem em 2025 com o pé direito. Saiba mais pormenores, AQUI .

A tradição está de volta!

Interrompida devido à pandemia, a tradição do Moscatel com Banana vai ser retomada este ano (sábado, 24), como habitualmente na véspera de Natal. A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”. Trata-se de um costume que prevaleceu durante décadas no estabelecimento comercial de Viana do Castelo “Casa Riolanda”,  mais conhecida como “Bananeiro”, mas que foi interrompido no ano de 2016, por encerramento do estabelecimento.   Graças ao clube vianense de futsal feminino Santa Luzia Futebol Clube, esta tradição teve continuidade mas, desde 2016, na Praça da República, a poucos metros da antiga Casa Riolanda. No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, entre as 10h00 e as 20h00, na Praça da República, cerca 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana vão estar disponíveis para serem servidos às centenas de pessoas que são esperadas no local para conviverem e cumprirem a tradição. Conheça um pouco da história do “Bananeiro” e da tradição...