Avançar para o conteúdo principal

Câmara de Viana anunciou a intenção de candidatar ao próximo quadro comunitário a empreitada do futuro Mercado Municipal

Maqueta do futuro Mercado Municipal de Viana do Castelo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo quer avançar com uma candidatura a fundos comunitários no âmbito do próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional-QREN para construir o novo mercado municipal. O projeto, que vai incluir uma memória do antigo mercado, é um dos grandes objetivos do executivo municipal para os próximo quatro anos. 
Para a autarquia, o novo mercado municipal é um equipamento necessário no centro histórico e está a aguardar a sua concretização, possível através da concretização do objeto social da VianaPolis, que é a demolição do Edifício Jardim. 
A VianaPolis, que tem dado privilégio às expropriações amigáveis procurando concretizar o seu objetivo e lançando a construção, como previsto, do novo Mercado Municipal, está pendente de decisões judiciais já que, neste momento, das 105 frações que constituem esta propriedade, 47 foram já adquiridas por acordo, 16 pela via litigiosa, encontrando-se suspensas 42 frações. 
Relativamente às quatro ações administrativas especiais intentadas pelos expropriados, onde foi requerida a nulidade do ato administrativo, as decisões até ao momento proferidas em sede do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga e do Tribunal Central Administrativo do Norte negaram provimento ao requerido pelos expropriados, tendo sido julgada conforme o empreendido pela VianaPolis. 
Neste momento, aguarda-se o trânsito em julgado da decisão para que se efetive a ação administrativa, sendo que o executivo municipal aguarda com grande expectativa a resolução em breve dos processos em tribunal, que estão em fase final e os quais a VianaPolis tem vindo a vencer nas instâncias judiciais. 
Neste sentido, a autarquia pretende avançar com uma candidatura ao próximo QREN para concretizar a construção do novo edifício do mercado municipal, um projeto que irá incluir uma memória do antigo mercado, bem como um novo edifício com espaços funcionais privilegiando as atividades económicas complementares, nomeadamente café, posto de turismo e de artesanato local, lojas gourmet, espaço para jovens artesãos e uma ala central para feiras e mostras de produtos agrícolas e regionais. 

Fonte: Gabinete de Imprensa
 da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Já se acenderam as luzes de Natal em Viana do Castelo

As iluminações estão presentes em várias ruas de Viana, engalanando ainda duas entradas da cidade, praças e rotundas até ao dia 08 de janeiro de 2023. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e as 00h00.