Avançar para o conteúdo principal

Câmara de Viana anunciou a intenção de candidatar ao próximo quadro comunitário a empreitada do futuro Mercado Municipal

Maqueta do futuro Mercado Municipal de Viana do Castelo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo quer avançar com uma candidatura a fundos comunitários no âmbito do próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional-QREN para construir o novo mercado municipal. O projeto, que vai incluir uma memória do antigo mercado, é um dos grandes objetivos do executivo municipal para os próximo quatro anos. 
Para a autarquia, o novo mercado municipal é um equipamento necessário no centro histórico e está a aguardar a sua concretização, possível através da concretização do objeto social da VianaPolis, que é a demolição do Edifício Jardim. 
A VianaPolis, que tem dado privilégio às expropriações amigáveis procurando concretizar o seu objetivo e lançando a construção, como previsto, do novo Mercado Municipal, está pendente de decisões judiciais já que, neste momento, das 105 frações que constituem esta propriedade, 47 foram já adquiridas por acordo, 16 pela via litigiosa, encontrando-se suspensas 42 frações. 
Relativamente às quatro ações administrativas especiais intentadas pelos expropriados, onde foi requerida a nulidade do ato administrativo, as decisões até ao momento proferidas em sede do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga e do Tribunal Central Administrativo do Norte negaram provimento ao requerido pelos expropriados, tendo sido julgada conforme o empreendido pela VianaPolis. 
Neste momento, aguarda-se o trânsito em julgado da decisão para que se efetive a ação administrativa, sendo que o executivo municipal aguarda com grande expectativa a resolução em breve dos processos em tribunal, que estão em fase final e os quais a VianaPolis tem vindo a vencer nas instâncias judiciais. 
Neste sentido, a autarquia pretende avançar com uma candidatura ao próximo QREN para concretizar a construção do novo edifício do mercado municipal, um projeto que irá incluir uma memória do antigo mercado, bem como um novo edifício com espaços funcionais privilegiando as atividades económicas complementares, nomeadamente café, posto de turismo e de artesanato local, lojas gourmet, espaço para jovens artesãos e uma ala central para feiras e mostras de produtos agrícolas e regionais. 

Fonte: Gabinete de Imprensa
 da Câmara Municipal de Viana do Castelo

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Sabe o que vai acontecer de 20 a 28 de abril?

É o “ LER EM VIANA – Festa do Livro e das Artes ”, iniciativa que integra a 44ª FEIRA DO LIVRO . Durante 9 dias, predominantemente no Centro Cultural de Viana do Castelo (algumas iniciativas vão decorrer no edifício dos Antigos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal) vai acontecer uma programação rica e diversificada, contemplando uma exposição sobre o 25 de abril de 1974, sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 44ª Feira do Livro, com 32 expositores, que estará disponível todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita. Para os concertos, a lotação máxima é de 300 lugares. Os bilhetes têm um custo de 5 euros. Toda a programação AQUI .

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Uma exposição a não perder!

Foi inaugurada neste domingo, 21 de abril, a exposição “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”. Para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, esta exposição reúne fotografias de Alfredo Cunha que fazem parte do livro “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”. Assim, pela lente de Alfredo Cunha, o fotógrafo que em Lisboa, nessa quinta-feira, acompanhou de perto o nascimento da liberdade, revive-se alguns dos momentos principais da revolução e pode-se apreciar as imagens mais icónicas de diversos cenários de um acontecimento que mudou o rumo da História de Portugal. Pode visitar a Exposição nos Antigos Paços do Concelho - Praça da República. Horário: Segunda-feira a Sexta-feira: 10:00h - 18:00h Sábado e Domingo: 10:00h - 13:00h • 15:00h - 18:00h A entrada é livre!