Avançar para o conteúdo principal

Documentários produzidos pela AO NORTE para o Museu do Traje de Viana do Castelo, em exibição na RTP2

É já a partir de hoje dia 11, que a RTP2 vai emitir uma série de seis documentários produzidos pela AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual, associação sem fins lucrativos, sedeada em Viana do Castelo, que tem por fim a produção e a divulgação audiovisual.
Este conjunto de seis documentários sobre a região, foram produzidos pela Associação AO NORTE para o Museu do Traje de Viana do Castelo.

A emissão destes documentários na RTP2 terá a seguinte programação: 

11 de novembro (segunda-feira) às 20:00 horas
OURO DE LEI, Histórias do Ouro Popular português, de Carlos Eduardo Viana.
(HD, 110’, 2012).


12 novembro (3ª feira) às 20:45 horas
DESAFIOS, de Carlos Eduardo Viana.
(HD, 90’, 2012).


13 de novembro (quarta-feira) às 21:00 horas
ÁGUAS EM CONTA, de Carlos Eduardo Viana.
(HD, 52’, 2012).


14 de novembro (quinta-feira) às 21:00 horas
S JOÃO D'ARGA, de Carlos Eduardo Viana.
(HD, 44’, 2012).


15 de novembro (sexta-feira) às 20:45 horas
ARGAÇO, de Carlos Eduardo Viana.
(HD, 74’, 2012).

16 de novembro (sábado) às 13:15 horas
BORDADO DE VIANA, de Carlos Eduardo Viana.
(HD, 58’, 2012).


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.