Avançar para o conteúdo principal

Ponte móvel da Marina de Viana vai ser intervencionada


A ponte móvel pedonal junto à marina de Viana do Castelo, construída pelo programa Polis mas cuja utilização está condicionada há vários meses devido a uma avaria, vai ser intervencionada ainda este ano. 
A garantia foi assumida hoje pela Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC), admitindo que a correção da avaria "eletromecânica" no equipamento, que se arrasta desde 2012, vai custar cerca de dez mil euros. 
Esta ponte móvel representou um investimento do programa Polis de 1,2 milhões de euros e tem a particularidade de rodar 90 graus para possibilitar a passagem dos barcos de maior dimensão, na entrada e saída da marina de recreio da cidade. 
A sua construção permitiu, por outro lado, concluir a ligação da ciclovia marginal, entre o complexo da marina e as docas de recreio. 

No entanto, há várias semanas que está encerrada à utilização pedonal. Segundo fonte da APVC a obra de reparação já está adjudicada à empresa responsável pela sua instalação, em 2007, e será custeada em partes iguais pela administração portuária e pela sociedade VianaPolis, devendo os trabalhos arrancar a qualquer momento. 
Também só nas últimas semanas, esclareceu a entidade responsável pela gestão portuária e das marinas da cidade, é que foi celebrado um protocolo de cedência desta ponte móvel com a VianaPolis, mas ainda a título provisório. 
Apesar de já antes ser operada pela APVC, esta entidade garante que a sociedade que implementou o programa Polis em Viana do Castelo era, até agora, a única proprietária da ponte móvel, sendo por isso responsável também pela sua manutenção. 
Lançado em junho de 2000, o Programa Polis de Viana do Castelo foi o primeiro a nível nacional, tendo o seu prazo de conclusão sido inicialmente fixado em dezembro de 2003. 
Essa conclusão foi sendo sucessivamente prorrogada, não tendo hoje qualquer data estimada devido ao impasse jurídico em torno da demolição do Edifício Jardim e da construção, no seu lugar, do novo mercado municipal.

Fonte: Lusa (07.11.2013)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d...

Um complexo em ruínas chamado Luziamar

Recentemente foi colocada ao redor do que resta deste emblemático empreendimento, uma nova vedação e uma placa com o nome da empresa atual proprietária do espaço. Será que está para breve alguma intervenção no sentido de se recuperar este importante espaço degradado da cidade de Viana do Castelo? O complexo turístico do Luziamar abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Durante grande parte do tempo em que se manteve em atividade, foi umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, sobretudo devido à sua discoteca, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade. Nos últimos anos, a empresa proprietária do Luziamar já teve diferentes projetos no sentido de recuperar aquele espaço mas, até ao momento, ainda nenhum se concretizou. Em 2015, numa reunião da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi revelado que era vontade do atual proprietário: ..."recuperar a atual envolvência do Luziamar", acresce...

“Viana Coração do Natal” está a chegar!

Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo. Entre os dias 6 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, as propostas são para miúdos e graúdos, para todos os gostos e idades, dinamizando o centro histórico e estimulando o comércio tradicional da cidade. Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, Mercado de Natal, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições e Passagem de Ano integram uma programação diversificada.