Avançar para o conteúdo principal

Ponte móvel da Marina de Viana vai ser intervencionada


A ponte móvel pedonal junto à marina de Viana do Castelo, construída pelo programa Polis mas cuja utilização está condicionada há vários meses devido a uma avaria, vai ser intervencionada ainda este ano. 
A garantia foi assumida hoje pela Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC), admitindo que a correção da avaria "eletromecânica" no equipamento, que se arrasta desde 2012, vai custar cerca de dez mil euros. 
Esta ponte móvel representou um investimento do programa Polis de 1,2 milhões de euros e tem a particularidade de rodar 90 graus para possibilitar a passagem dos barcos de maior dimensão, na entrada e saída da marina de recreio da cidade. 
A sua construção permitiu, por outro lado, concluir a ligação da ciclovia marginal, entre o complexo da marina e as docas de recreio. 

No entanto, há várias semanas que está encerrada à utilização pedonal. Segundo fonte da APVC a obra de reparação já está adjudicada à empresa responsável pela sua instalação, em 2007, e será custeada em partes iguais pela administração portuária e pela sociedade VianaPolis, devendo os trabalhos arrancar a qualquer momento. 
Também só nas últimas semanas, esclareceu a entidade responsável pela gestão portuária e das marinas da cidade, é que foi celebrado um protocolo de cedência desta ponte móvel com a VianaPolis, mas ainda a título provisório. 
Apesar de já antes ser operada pela APVC, esta entidade garante que a sociedade que implementou o programa Polis em Viana do Castelo era, até agora, a única proprietária da ponte móvel, sendo por isso responsável também pela sua manutenção. 
Lançado em junho de 2000, o Programa Polis de Viana do Castelo foi o primeiro a nível nacional, tendo o seu prazo de conclusão sido inicialmente fixado em dezembro de 2003. 
Essa conclusão foi sendo sucessivamente prorrogada, não tendo hoje qualquer data estimada devido ao impasse jurídico em torno da demolição do Edifício Jardim e da construção, no seu lugar, do novo mercado municipal.

Fonte: Lusa (07.11.2013)

Comentários

  1. Desde início que esta ponte tem tido problemas de avarias constantes,agora pergunto eu que sou leigo na matéria,se uma obra desta envergadura não tem garantia?...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Já se acenderam as luzes de Natal em Viana do Castelo

As iluminações estão presentes em várias ruas de Viana, engalanando ainda duas entradas da cidade, praças e rotundas até ao dia 08 de janeiro de 2023. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e as 00h00.