Viana: Fortim da Areosa (Castelo Velho)

Esta fortificação militar foi construída no Século XVII/XVIII, para vigiar e defender, na altura, as populações de possíveis ataques vindos por mar.
Fazia parte de um conjunto defensivo (Torre da Roqueta, Castelo de Santiago da Barra e Forte de Paçô (Carreço) estrategicamente colocado ao longo da costa de Viana do Castelo.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)







Comentários

  1. António Carvalho05 dezembro, 2013 10:14

    É pena não preservarmos a nossa história. Este é mais um monumento que está ao abandono. Não era preciso uma grande verba para o pôr minimamente apresentável. Estraga-se tanto dinheiro noutras coisas menos importantes.

    ResponderEliminar
  2. Franscisco Cirne23 dezembro, 2013 12:44

    Penso que o Sr António de Carvalho é o historiador mais recente da cidade de Viana do Castelo. Pena é que quando faz as suas investigações não invoca as fontes donde foram recolhidas todas as informações que transcreve.
    Assim história, também eu sei fazer.

    ResponderEliminar
  3. Estas fortificações foram construídas em resposta a uma crescente importância do Corso e da Pairataria nas nossas costas, quer praticadas por povos do Norte de África, quer por países do Norte da Europa.
    Também já tenho pensado que o seu restauro acrescentaria poderia melhorar actividades associadas às praias que lhes estão perto, mas, com o risco do vandalismo e de se tornarem abrigo de marginais, acho que (até ver) só deviam ser mantidos limpos de mato.

    ResponderEliminar
  4. Por que não recuperam a muralha e colocam um portão? Não é preciso muito dinheiro para pôr este monumento mais apresentável. Merecia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Reabilitação da Rua Nova de S. Bento

Presidência Portuguesa do Conselho da UE vai passar por Viana do Castelo.

Floreiras dão novo colorido ao Largo João Tomás da Costa

Pede-se uma praia Norte mais limpa