Avançar para o conteúdo principal

Estaleiros de Viana: Tanto tempo... para chegar a esta solução?

Os 609 trabalhadores dos ENVC serão despedidos até janeiro de 2014 e a Martifer, a quem foi adjudicada a subconcessão dos terrenos e infraestruturas, só escolhe aqueles que quiser. 
Recorde-se que o ministro da Defesa Aguiar Branco, em julho de 2011, poucos dias após a tomada de posse deste Governo, anunciou que "entre Setembro e Outubro" desse ano, seria encontrada uma solução para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC). 
Entretanto, os 609 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo limitaram-se praticamente durante estes dois anos e tal a picar o cartão às 8h da manhã, às 12h para almoçar, às 13h para passar o resto da tarde e às 16h30 para irem embora, pois pouco ou nada tinham para fazer. 

A construção número 1 dos Estaleiros de Viana - Senhor dos Mareantes 
Com a dimensão total de 71,5 m, Potência (cv) 1700 e velocidade (nós) 11, foi entregue em Agosto 1948 à Empresa de Pesca de Viana. 


A última construção dos Estaleiros de Viana - NRP Figueira da Foz 
Entregue à Marinha Portuguesa em 25 de novembro de 2013.
Este navio está particularmente vocacionado para atuar na Zona Económica Exclusiva nacional desenvolvendo tarefas específicas no âmbito da busca e salvamento no mar, da fiscalização da pesca e do controlo da navegação, em particular, no que se refere aos esquemas de separação de tráfego, da prevenção e combate a atividades ilegais como o narcotráfico, imigração ilegal, tráfico de armas e outros ilícitos, em colaboração e apoio a outras autoridades nacionais.


Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Corte de árvore no Jardim Público

Talvez por se encontrar com problemas, e no sentido de garantir maior segurança aos utentes do Jardim Público Marginal da cidade de Viana do Castelo, está a ser cortada uma árvore de grande porte. Neste que é o espaço verde mais antigo da cidade, datado de 1881, existem mais de 150 árvores, na sua maioria tílias.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Quem vai ao mar avia-se em terra

Tripulação do “Santa Luzia no Monte” no porto de pesca de Viana do Castelo, a preparar os covos para uma próxima saída para a faina. 

Estacionamento selvagem e a indiferença das autoridades em Viana

Esta situação (15 set 2022) acontece no espaço relvado que rodeia o tanque comunitário na zona da Ribeira de Viana do Castelo. Apesar deste espaço estar vedado com pilaretes de madeira (bastou derrubar 1 ou dois), é usado por cada vez mais pessoas, que impunemente cometem estes abusos com as suas viaturas. De salientar que a cerca de 50 metros deste local existe espaço para estacionamento gratuito para dezenas de viaturas.