Avançar para o conteúdo principal

Casa Manuel Espregueira e Oliveira: Um bom exemplo de recuperação de um edifício histórico


Situada mesmo no Centro Histórico da cidade de Viana do Castelo, a Casa Manuel Espregueira e Oliveira, construída no século XIX, é uma antiga casa de família totalmente recuperada e adaptada para Turismo de Habitação. Esta Casa continua a exibir todo o seu antigo esplendor, depois de restaurada com elevado cuidado, conserva a fachada do edifício original. Renovada e decorada com o conforto de uma habitação contemporânea, alia ao charme a alma de uma casa com tradição. 
Hoje, a Casa Manuel Espregueira e Oliveira é constituída por um equipamento de excelente qualidade em pleno centro histórico, com seis suites, biblioteca, salão nobre, salão de jantar, varanda com vista para Santa Luzia, salão de eventos, auditório e jardim. 

Um pouco da história desta Casa: 

 “A Casa Manuel Espregueira e Oliveira foi adquirida em 1900 pelo ilustre Dr. Luíz Augusto de Oliveira, médico, militar e um grande colecionador de obras de arte. Habitou-a com a família até à sua morte, em 1927, tendo sido entregue por herança ao seu filho, Manuel Espregueira e Oliveira, também ele figura ilustre e benemérito da cidade de Viana do Castelo. Foi ele que, para cumprir a vontade de seu pai, doou por testamento ao Museu Municipal de Viana do Castelo em 1949, todo o recheio, composto por valiosas peças de arte, de faiança, de mobiliários de vários estilos e telas que, ainda hoje, podem ser encontradas no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, no Largo de S. Domingos, depois de transferidas após o falecimento de Manuel Espregueira e Oliveira, em 1953. Os atuais proprietários adquiriram a casa em 2004. Sentindo a necessidade de a reconstruir por se tratar de uma valiosa obra de arte, mas também porque poderia ser uma mais-valia para a cidade para poder ser visitada por todos os que apreciam a arte, a história e a cultura, os proprietários apostaram no Turismo de Habitação”.

Saiba mais AQUI 

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Farol de Montedor faz hoje 116 anos

Localizado no lugar de Montedor, na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, é composto por uma torre de 28 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de 22 milhas náuticas, aproximadamente 40 quilómetros. Está situado a uma altitude de 103 metros acima do nível médio das águas do mar. Entrou em funcionamento no dia 20 de março de 1910. Parabéns ao Farol de Montedor que guarda mais de um século de história e que todos os dias ilumina o caminho de quem anda no Mar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo