Casa Manuel Espregueira e Oliveira: Um bom exemplo de recuperação de um edifício histórico


Situada mesmo no Centro Histórico da cidade de Viana do Castelo, a Casa Manuel Espregueira e Oliveira, construída no século XIX, é uma antiga casa de família totalmente recuperada e adaptada para Turismo de Habitação. Esta Casa continua a exibir todo o seu antigo esplendor, depois de restaurada com elevado cuidado, conserva a fachada do edifício original. Renovada e decorada com o conforto de uma habitação contemporânea, alia ao charme a alma de uma casa com tradição. 
Hoje, a Casa Manuel Espregueira e Oliveira é constituída por um equipamento de excelente qualidade em pleno centro histórico, com seis suites, biblioteca, salão nobre, salão de jantar, varanda com vista para Santa Luzia, salão de eventos, auditório e jardim. 

Um pouco da história desta Casa: 

 “A Casa Manuel Espregueira e Oliveira foi adquirida em 1900 pelo ilustre Dr. Luíz Augusto de Oliveira, médico, militar e um grande colecionador de obras de arte. Habitou-a com a família até à sua morte, em 1927, tendo sido entregue por herança ao seu filho, Manuel Espregueira e Oliveira, também ele figura ilustre e benemérito da cidade de Viana do Castelo. Foi ele que, para cumprir a vontade de seu pai, doou por testamento ao Museu Municipal de Viana do Castelo em 1949, todo o recheio, composto por valiosas peças de arte, de faiança, de mobiliários de vários estilos e telas que, ainda hoje, podem ser encontradas no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, no Largo de S. Domingos, depois de transferidas após o falecimento de Manuel Espregueira e Oliveira, em 1953. Os atuais proprietários adquiriram a casa em 2004. Sentindo a necessidade de a reconstruir por se tratar de uma valiosa obra de arte, mas também porque poderia ser uma mais-valia para a cidade para poder ser visitada por todos os que apreciam a arte, a história e a cultura, os proprietários apostaram no Turismo de Habitação”.

Saiba mais AQUI 

Comentários

  1. Excelente exemplo de recuperação de edifício histórico. Pena não ser seguido por outros na nossa cidade. Parabéns e bons negócios para os promotores da Casa Manuel Espregueira e Oliveira.

    ResponderEliminar
  2. Diga a formula se faz favor para conseguir sucesso num empreendimento identico como este .
    Tenho um projeto identico mas falta-me o principal.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Enorme máquina giratória vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais dos 13 andares do prédio Coutinho

Queixa contra desconstrução do prédio Coutinho arquivada pelo MP

Morreu a ''PALMIRINHA''

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo