Avançar para o conteúdo principal

Casa Manuel Espregueira e Oliveira: Um bom exemplo de recuperação de um edifício histórico


Situada mesmo no Centro Histórico da cidade de Viana do Castelo, a Casa Manuel Espregueira e Oliveira, construída no século XIX, é uma antiga casa de família totalmente recuperada e adaptada para Turismo de Habitação. Esta Casa continua a exibir todo o seu antigo esplendor, depois de restaurada com elevado cuidado, conserva a fachada do edifício original. Renovada e decorada com o conforto de uma habitação contemporânea, alia ao charme a alma de uma casa com tradição. 
Hoje, a Casa Manuel Espregueira e Oliveira é constituída por um equipamento de excelente qualidade em pleno centro histórico, com seis suites, biblioteca, salão nobre, salão de jantar, varanda com vista para Santa Luzia, salão de eventos, auditório e jardim. 

Um pouco da história desta Casa: 

 “A Casa Manuel Espregueira e Oliveira foi adquirida em 1900 pelo ilustre Dr. Luíz Augusto de Oliveira, médico, militar e um grande colecionador de obras de arte. Habitou-a com a família até à sua morte, em 1927, tendo sido entregue por herança ao seu filho, Manuel Espregueira e Oliveira, também ele figura ilustre e benemérito da cidade de Viana do Castelo. Foi ele que, para cumprir a vontade de seu pai, doou por testamento ao Museu Municipal de Viana do Castelo em 1949, todo o recheio, composto por valiosas peças de arte, de faiança, de mobiliários de vários estilos e telas que, ainda hoje, podem ser encontradas no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, no Largo de S. Domingos, depois de transferidas após o falecimento de Manuel Espregueira e Oliveira, em 1953. Os atuais proprietários adquiriram a casa em 2004. Sentindo a necessidade de a reconstruir por se tratar de uma valiosa obra de arte, mas também porque poderia ser uma mais-valia para a cidade para poder ser visitada por todos os que apreciam a arte, a história e a cultura, os proprietários apostaram no Turismo de Habitação”.

Saiba mais AQUI 

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo