Avançar para o conteúdo principal

Escola Frei Bartolomeu dos Mártires substituída por nova que custa 11,7 ME

A Câmara de Viana do Castelo vai lançar a concurso público, por mais de onze milhões de euros, a obra de substituição da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, que a própria autarquia admite ter "péssimas condições". 
A proposta da maioria socialista que lidera a Câmara, à qual a Lusa teve hoje acesso, prevê um prazo para a construção da "nova" EB1,2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires de 18 meses. 
O lançamento do concurso público internacional para esta obra, com um preço base de 11,7 milhões de euros, será discutido e votado em reunião do executivo municipal, esta quinta-feira. 
A autarquia, liderada desde 2009 pelo socialista José Maria Costa, tinha já definido, anteriormente, que a substituição daquela escola era "uma das grandes prioridades", por funcionar em "péssimas condições". 
Esta chegou a integrar a lista oficial do Ministério da Educação e Ciência (MEC) das escolas com cobertura de fibrocimento (com amianto), material perigoso que ainda não foi removido pela perspetiva de realização de obras. 
Precisamente na mesma reunião do executivo municipal - que decorrerá à porta fechada, a partir das 18:00 - será discutido um voto de protesto apresentado pela oposição (CDU) face ao "atraso" nestas obras e, nomeadamente, na remoção desta cobertura. 
A construção da nova escola, processo a conduzir pela autarquia e pelo MEC, deverá ser comparticipada por fundos comunitários e permitirá ainda a fusão de três níveis de ensino no mesmo espaço, no centro da cidade de Viana do Castelo. 
A atual escola Frei Bartolomeu dos Mártires data de 1980 e, segundo fonte do estabelecimento de ensino, "sofre atualmente de um problema de sobrelotação", distribuindo-se por cinco pavilhões que, "pese embora o cuidado posto na sua manutenção e conservação, evidenciam o natural desgaste decorrente da sua utilização". 
Além da beneficiação da atual escola, ao futuro espaço será acrescentada a valência de primeiro ciclo, com a prevista desativação da Escola do Carmo, também no centro da cidade. 
Passará a receber, de acordo com a estimativa de 2011, cerca de 800 alunos em 38 turmas. 
"A vantagem é que os alunos da antiga escola primária poderão também utilizar a cantina, o pavilhão desportivo e algumas áreas mais tecnológicas através desta partilha de espaços", disse, em novembro de 2011, o autarca José Maria Costa. 

Fonte: Agência Lusa (19.02.2014)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d...

Um complexo em ruínas chamado Luziamar

Recentemente foi colocada ao redor do que resta deste emblemático empreendimento, uma nova vedação e uma placa com o nome da empresa atual proprietária do espaço. Será que está para breve alguma intervenção no sentido de se recuperar este importante espaço degradado da cidade de Viana do Castelo? O complexo turístico do Luziamar abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Durante grande parte do tempo em que se manteve em atividade, foi umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, sobretudo devido à sua discoteca, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade. Nos últimos anos, a empresa proprietária do Luziamar já teve diferentes projetos no sentido de recuperar aquele espaço mas, até ao momento, ainda nenhum se concretizou. Em 2015, numa reunião da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi revelado que era vontade do atual proprietário: ..."recuperar a atual envolvência do Luziamar", acresce...

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.