Avançar para o conteúdo principal

Romaria da Senhora da Agonia 2014, já tem programa provisório

Os “Tapetes Floridos” nas ruas da Ribeira e a procissão de Nossa Senhora ao rio Lima e ao Mar marca, este ano, o início das tradicionais festas de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo. 
Segundo o programa da Romaria d'Agonia de 2014, ainda provisório, a festa realiza-se entre 20 e 24 de agosto. Considerada por muitos a maior e mais característica romaria de Portugal, atrai todos os anos à cidade de Viana do Castelo muitos milhares de forasteiros. 
Os pontos altos da Romaria sucedem-se ao longo dos cinco dias, com destaque para Procissão ao Mar que terá lugar no dia 20 de Agosto, dia da Senhora d’Agonia, padroeira dos pescadores locais, o Festival Náutico (dia 21), o Desfile da Mordomia (dia 22), o Cortejo Etnográfico (dia 23) e ainda a Procissão Solene da Senhora da Agonia (dia 24)... são razões para uma visita a Viana.

Clique AQUI e veja o PROGRAMA DEFINITIVO COMPLETO
Veja AQUI o Programa Provisório Completo

Saiba mais sobre  a Romaria da Agonia AQUI

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana do Castelo de Outros Tempos

Assim era a cidade em modo postal ilustrado.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Pelo Porto de Viana do Castelo

📸 15 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Pela praia do Cabedelo…

Num simples passeio matinal pela praia do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, cruzei-me, além de imensas gaivotas (o que é normal), com maçaricos-galegos e borrelhos-de-coleira-interrompida (que nidificam por ali). O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave de pequenas dimensões, cuja coloração é acastanhada por cima e branca por baixo, apresentando uma coleira incompleta. O seu ninho é uma pequena cova, nas dunas ou em pleno areal, e a cor dos ovos confunde-se com a cor da areia. Neste momento, estamos em plena época de nidificação do borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus). A estrutura que se vê na fotografia está a proteger um ninho: permite aos progenitores aceder ao seu Interior e evita a destruição dos ovos (por pisoteio, predadores ou limpezas mecânicas). 📸 13 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Laboratório flutuante atraca em Viana do Castelo

O navio de investigação “Mar Profundo” é o primeiro laboratório móvel marinho totalmente construído em Portugal. Lançada ao mar em 2021, a embarcação, com 19 metros de comprimento, está especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, podendo testar, por exemplo, ROVs (Veículos Operados Remotamente), sensores acústicos ou módulos robóticos, até 60 milhas da costa, ou recolher dados ambientais e operacionais. 📸 18 maio 2026 | @olharvianadocastelo