Avançar para o conteúdo principal

Sharon Stone sai à rua com Coração de Viana ao peito

Sharon Stone volta a render-se aos encantos de Portugal, desta vez com o melhor da joalharia lusa. A reconhecida atriz norte-americana foi fotografada a usar um pendente com, nada mais nada menos que, um coração de Viana. 
Aos 55 anos, Stone continua a atrair as atenções por onde passa, com um estilo icónico que, combinado com uma jovialidade de meter inveja, não escapa aos olhos de ninguém. Na passada terça-feira, em Beverly Hills, a atriz voltou a ser avistada e a dar que falar, não só pelo 'look' casual que vestia, como também pelos adereços pelos quais se fazia acompanhar.
O destaque vai para o pendente com um coração de Viana, em tom dourado, que constratava com o top cinzento usado pela artista. A protagonista de 'Instinto Fatal' optou por esta peça tradicional da ourivesaria portuguesa que, para além de representar a cidade de Viana do Castelo, é já um símbolo de Portugal e da arte da filigrana que por cá se pratica. 
O coração de Viana surgiu no país no âmbito da enraização do culto ao Sagrado Coração de Jesus, no final do século XVIII, sendo que as chamas que brotam deste símbolo sagrado se encontram representadas pela cornucópia, no topo do emblemático coração.

Notícia de: boasnoticias.sapo.pt (10.02.2014)

O Coração de Viana, ainda trabalhado pelos artesãos tal como antigamente, é “a peça mítica” e reconhecida da tradição vianense. Trabalhado em filigrana, esta peça da ourivesaria tradicional portuguesa é imprescindível na ornamentação do traje à Vianesa. 
Em Viana do Castelo não se trabalha o ouro, mas é ela que serve de montra e dá a conhecer em Portugal e além fronteiras toda a beleza do “Ouro do Minho”, o “Ouro de Viana”.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados arqueológicos”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo