Avançar para o conteúdo principal

Quando a Ponte deixa de ser uma passagem

Construída ao abrigo do programa Polis de Viana do Castelo, a ponte móvel pedonal e ciclável que permite a continuidade da ciclovia ao longo de toda a frente ribeirinha, possibilitando a passagem de peões e bicicletas entre o antigo Complexo da Marina e as docas de recreio, encontra-se há mais de seis meses inoperacional devido a uma avaria "eletromecânica" no equipamento. 
Recorde-se que, em novembro do ano passado, uma fonte da Administração do Porto de Viana do Castelo (que tem a responsabilidade da sua manutenção e conservação) adiantou que a obra de reparação já estava adjudicada, devendo os trabalhos arrancar a qualquer momento. Até hoje nada.
Ao contrário daquela velha canção que diz que “A ponte é uma passagem...”, esta é uma paragem. 
A ponte móvel pedonal de Viana do Castelo inaugurada em 2007, resultou de um investimento de 1,2 milhões de euros. É uma obra da autoria do arquiteto Rui Martins, que se inspirou na referência visual dos mastros das velas.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Par de imagens para comparar desta zona da cidade de Viana do Castelo.

Sabia que?…

A ponte Eiffel sobre o Rio Lima, uma engenhosa realização da Casa Eiffel, inaugurada em 1878, foi a primeira ponte rodoferroviária construída em Portugal e também a mais comprida ponte metálica do mundo na altura? 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

As marcas da erosão costeira na praia da Amorosa

Com as recentes tempestades, agravou‑se a erosão costeira na praia da Amorosa, uma das mais frequentadas no verão no concelho de Viana do Castelo. As marcas não deixam dúvidas. 📸 5 março | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Jovens entram em ação por um litoral mais limpo

Durante a tarde de hoje, um grupo de jovens realizou uma ação de limpeza na zona costeira de Viana do Castelo. Estes jovens participantes dão o exemplo por um futuro mais sustentável, cuidando do ambiente e do nosso litoral. 📸 4 março 2026 | @olharvianadocastelo