Avançar para o conteúdo principal

Quando a Ponte deixa de ser uma passagem

Construída ao abrigo do programa Polis de Viana do Castelo, a ponte móvel pedonal e ciclável que permite a continuidade da ciclovia ao longo de toda a frente ribeirinha, possibilitando a passagem de peões e bicicletas entre o antigo Complexo da Marina e as docas de recreio, encontra-se há mais de seis meses inoperacional devido a uma avaria "eletromecânica" no equipamento. 
Recorde-se que, em novembro do ano passado, uma fonte da Administração do Porto de Viana do Castelo (que tem a responsabilidade da sua manutenção e conservação) adiantou que a obra de reparação já estava adjudicada, devendo os trabalhos arrancar a qualquer momento. Até hoje nada.
Ao contrário daquela velha canção que diz que “A ponte é uma passagem...”, esta é uma paragem. 
A ponte móvel pedonal de Viana do Castelo inaugurada em 2007, resultou de um investimento de 1,2 milhões de euros. É uma obra da autoria do arquiteto Rui Martins, que se inspirou na referência visual dos mastros das velas.

Comentários

  1. Mais de 1 milhão de euros deitados ao lixo,sim repito para o lixo, pois que de util não tem tido nada,mas é linda e valeu a pena o gasto segundo os entendidos e laureados...só nesta terrinha.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente esta não é a única ponte vianense que é um obstáculo - também uma "projetada" pelo sr Eiffel, passa muito tempo fechada. E talvez por depender dos srs dos comboios parece haver gozo no seu fecho! Não podia a manutenção ser rápida(como aconteceria num país produtivo), ou faseada por faixas (se fosse feita por alguém amigo das pessoas). Toma lá um mês (esperemos!) que é por pagares impostos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Andando pela cidade…

Rua do Tourinho, centro histórico de Viana do Castelo.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

A primeira Matriz de Viana está a ser reabilitada

Foi a primeira Matriz de Viana, até à construção da actual Sé Catedral dentro do perímetro muralhado em meados do século XV. A estrutura primitiva remonta ao século XIlI, tendo sido reedificada e acrescentada em 1719. Conhecida tradicionalmente por Matriz Velha, passou a chamar-se Igreja das Almas pelo facto de o seu adro ter sido local de enterramento desde o tempo de D. Afonso III até finais do século XIX. Fotos: a Igreja das Almas na atualidade e noutros tempos

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Passadiços flutuantes na antiga doca comercial

Na antiga doca comercial de Viana do Castelo estão a ser colocados passadiços flutuantes e respetiva rampa de acesso, para servirem de apoio a embarcações. Refira-se que está prevista há muitos anos, a reconversão desta antiga doca comercial numa marina Atlântica para atracação de embarcações de maior dimensão, até quatro metros de calado.