Avançar para o conteúdo principal

Câmara quer reabrir e transformar parque subterrâneo do Campo da Agonia em parque de estacionamento ''LOW COST''

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)
A Câmara de Viana do Castelo pode, ainda este mês, vir indemnizar o concessionário do maior parque da cidade para poder reabrir o equipamento fechado deste dezembro passado, disse hoje, à Lusa, o presidente da autarquia. 
"Apresentámos uma proposta à sociedade VianaPolis para que seja transferida para a Câmara, a concessão do espaço, para que, no mais curto espaço de tempo podermos resolver, de forma amigável, o contencioso que existe com o concessionário. Gostaria de ter este assunto resolvido ainda este mês", explicou o socialista José Maria Costa. 
Em causa está a exploração do parque de estacionamento subterrâneo do Campo d'Agonia, adjudicada em abril de 2008 pela sociedade VianaPolis à empresa Estação Viana Shopping Imobiliária, vencedora da hasta pública com a melhor proposta - 900 mil euros -, entre quatro concorrentes, por um prazo de 30 anos. 
Em dezembro último o concessionário do maior parque de estacionamento subterrâneo da cidade de Viana do Castelo, com 1.080 lugares, anunciou o encerramento do equipamento, por tempo indefinido, acusando a VianaPolis de "incumprimento" contratual. 
Na proposta entretanto apresentada pela Câmara à sociedade que gere o programa Polis da cidade- o município detém 40% da VianaPolis - a autarquia "invoca razões de interesse público para assumir a gestão do equipamento", disponibilizando-se para fazer "a resolução do contrato, através da devolução do valor, cerca de 900 mil euros, que o concessionário pagou pela concessão". 
"É o valor que estamos a negociar com o concessionário para que ele liberte o parque", adiantou. 
"A ausência daquele parque está a causar-nos muita perturbação, não só na atividade económica como também no apoio à área residência da zona oriental da cidade. No mês de agosto, com das festas da Senhora da Agonia, é uma peça fundamental no desenho de toda a mobilidade da cidade", justificou. 
Se a proposta for aceite pela VianaPolis, detida em 60% pelos ministérios do Ambiente e das Finanças, disse, "o parque reabrirá com a exploração entregue a outro concessionário ou por administração direta da Câmara". 
Explicou que o objetivo do município passa por transformar a estrutura, um investimento de 12 milhões de euros, no primeiro parque de estacionamento 'low cost' da cidade, ou seja, com tarifas de baixo custo. 
"No desenho que estamos a fazer para a mobilidade na cidade estamos a pensar que este parque seja de baixo custo, que dê apoio a toda a população que vem para a cidade para trabalhar e também às atividades económicas daquela zona", sustentou. 
Em dezembro passado, quando encerrou o parque, a administração da Painhas Parques (detentora da concessão), explicou, em comunicado, que nos últimos anos "sucederam-se as infiltrações em todo o parque", de dois pisos subterrâneos, que, dada a "natureza corrosiva" provocaram danos nos veículos.
"Infiltrações essas causadas por vícios ou defeitos de construção da responsabilidade do consórcio a quem a VianaPolis adjudicou a execução da obra de construção do parque. Essas infiltrações ainda hoje se mantêm por manifesta incapacidade do referido consórcio em eliminar aqueles vícios, já reconhecida pela Viana Polis", justificou, na altura, a empresa.

Fonte: Agencia Lusa (16.06.2014)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Um complexo em ruínas chamado Luziamar

Recentemente foi colocada ao redor do que resta deste emblemático empreendimento, uma nova vedação e uma placa com o nome da empresa atual proprietária do espaço. Será que está para breve alguma intervenção no sentido de se recuperar este importante espaço degradado da cidade de Viana do Castelo? O complexo turístico do Luziamar abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Durante grande parte do tempo em que se manteve em atividade, foi umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, sobretudo devido à sua discoteca, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade. Nos últimos anos, a empresa proprietária do Luziamar já teve diferentes projetos no sentido de recuperar aquele espaço mas, até ao momento, ainda nenhum se concretizou. Em 2015, numa reunião da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi revelado que era vontade do atual proprietário: ..."recuperar a atual envolvência do Luziamar", acresce

VIANA BATE FORTE: Todos os horários, todas as atuações, todos os palcos e o estado do tempo

Começa hoje o Festival VIANA BATE FORTE. De entrada gratuita, vai decorrer nas praças da República, Liberdade e Erva, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. São apenas dois dias, 13 e 14 de setembro, mas há muitas opções, com 16 concertos para ver, ouvir e sentir, que prometem animar todos os públicos com diferentes sonoridades e ritmos. Cria o teu roteiro e prepara-te para “navegar” pelos três palcos e 16 concertos: DIA 13, SEXTA-FEIRA 21h00 > Picas > PALCO DA ERVA 21h30 > Ala dos Namorados > PALCO DA LIBERDADE 22h15 > Ricardo Ribeiro > PALCO DA REPÚBLICA 22h45 > Khiaro > PALCO DA ERVA 23h15 > Quinta do Bill > PALCO DA LIBERDADE 00h15 > Blind Zero > PALCO DA REPÚBLICA 01h00 > Linda Martini > PALCO DA LIBERDADE 01h00 > Klin Klop > PALCO DA ERVA DIA 14, SÁBADO  21h00 > Malva > PALCO DA ERVA 21h30 > Ana Bacalhau > PALCO DA LIBERDADE 22h15 > Cláudia Pascoal > PALCO DA REPÚBLICA 22h45 > João Gil > PALCO DA

Da fama à decadência

Há alguns anos atrás, a zona do Cabedelo, em Viana do Castelo, tinha dois equipamentos que atraiam e cativavam muitos dos que lá se deslocavam. Eram eles o complexo turístico “Luziamar” e o Bar “Raio Verde”. O brilho de outrora desses dois espaços foram progressivamente desaparecendo apresentando, presentemente, o aspecto desolador que as imagens em baixo mostram. O complexo Turístico do Luziamar abriu ao público no ano de 1974. Entre os vários serviços, contava com bar, restaurante, discoteca, piscinas e campos de ténis. O que mais distinguiu este empreendimento foi a sua discoteca, que chegou a constituir-se como uma das principais referências na região norte. Mas, na década de 90, a discoteca fechou portas e a partir daí todo o empreendimento caiu no abandono. As instalações foram progressivamente vandalizadas apresentando hoje um estado de completa degradação, que dão um péssimo aspecto àquela zona. A sociedade que detém o Luziamar tem anunciado nos últimos anos, po

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.