Avançar para o conteúdo principal

Município de Viana faz hoje 756 anos

Foi em 18 de junho de 1258 que, por foral do Rei D. Afonso III, foi criada, no lugar chamado Átrio, a Vila de Viana da Foz do Lima e instituído o município de Viana. 
Foral era um documento jurídico concedido pelo rei a uma povoação, que definia os princípios que regulavam as relações dos habitantes entre si e destes com o rei. Servia igualmente para regular impostos, portagens, taxas, multas e estabelecer direitos de proteção e obrigações militares. 
Para assinalar esta data, o Centro Dramático de Viana realizará a leitura dramatizada da Carta de Foral de D. Afonso III à Povoação de Viana em 1258, às 22h00, na Praça da República. 

MONUMENTO AO REI D. AFONSO III 
Construído com 24 blocos de mármore de Estremoz, este monumento foi inaugurado em 29 de Outubro de 2004 em homenagem a D. Afonso III, rei fundador do Município de Viana. 
A obra, do escultor Paulo Neves, implantada na Praça D. Afonso III, em Viana do Castelo, faz alusão aos diversos aspectos da vida e ação do rei fundador.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As tasquinhas e os carros da Rampa

Rampa de Santa Luzia  Viana do Castelo  📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Já visitou a “EXPOSIÇÃO DE TRAJES - Vestir Reciclado”?

Uma oportunidade para ver os trajes de tecidos reciclados que foram exibidos no Concurso Vestir Reciclado, no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, numa iniciativa da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo.  Para ver nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), até 27 de setembro. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Hoje é dia de Feirão!

Praça da República, Viana do Castelo. Todos os sábados de maio a setembro, das 10h00 às 13h00. 📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo acende as luzes de Natal a 7 de novembro de 2026

Foi, esta terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um investimento financeiro na iluminação de Natal semelhante ao dos anos transatos, 200 mil euros, mas com um reforço do número de ruas iluminadas. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. A proposta integra “significativos incrementos”, nomeadamente com implementação dos espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a colocação da árvore multimédia no Largo de São Domingos, com vista à promoção de uma maior distribuição das pessoas pelas atrações e pelo centro histórico, bem como a inclusão da Rua de Viana, para a dinamização do comércio tradicional neste local. Serão iluminados cerca de quarenta arruamentos do centro histórico. Na A...

Viana do Castelo de Outros Tempos

Uma compilação de fotografias de várias zonas da cidade, da década de 60 do século XX. 📸 Espólio Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo