Avançar para o conteúdo principal

Atlântida finalmente vendido... mas a preço de saldo


A administração dos estaleiros navais de Viana do Castelo decidiu, esta quinta-feira, vender o navio Atlântida, encomendado e rejeitado pelo governo açoriano, por 13 milhões de euros. 
A proposta do armador grego Thesarco Shiping foi a melhor das três que se apresentaram ao concurso público internacional lançado em março passado pela administração dos estaleiros. 
De acordo com este procedimento, os gregos vão ser notificados da decisão, dispondo de um prazo de 15 dias para proceder à assinatura do contrato. 
No caso de a Thesarco não formalizar o negócio, o Atlântida será atribuído ao segundo concorrente com a melhor proposta que foi a apresentada pela Mystic Cruise do grupo Douro Azul, por oito milhões de euros. 

Recorde-se que a construção do ferryboat "Atlântida" nos ENVC, por 50 milhões de euros, foi concluída em 2009 e tinha sido encomendado pelo governo regional dos Açores e posteriormente rejeitado, alegando uma diferença inferior a nó e meio na velocidade.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Prestes a ser inaugurado o novo hotel no centro histórico

A abertura do AP Dona Aninhas está prevista para 26 de fevereiro de 2023, conforme consta da página oficial do grupo AP Hotels & Resorts. Este quatro estrelas, com 64 quartos e suites, situado onde funcionava anteriormente o antigo hotel Viana Sol, no largo Vasco da Gama, no coração de Viana do Castelo, chama a atenção pela nova cor do edifício.