Avançar para o conteúdo principal

Festival Folclore Internacional Alto Minho começa amanhã

O Festival decorrerá de 25 a 31 de Agosto em vários locais do Distrito e Concelho de Viana do Castelo, realizando-se as principais Galas no Centro Cultural de Viana do Castelo. 
O 18º Festival Internacional de Folclore Alto Minho conta com a participação de grupos da ESLOVÁQUIA – Folklore Ensemble NADSENCI, ESPANHA – Grupo Folclórico “VALDEMEDEL” de Ribera de Fresno, INDONÉSIA – Studio 8 Faculty of Publc Health Disponegoro University, ITÁLIA – Grupo Folclórico “SU ENAU” Villanovaforru, TURQUIA – Cansu Gençlik Ve Spor Kulubu, URUGUAI - Ballet Folklórico Nacional de Uruguai, além de outros grupos do concelho de Viana do Castelo. 
Organizado pela VianaFestas e AGFAM, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e CIOFF, destaca-se no programa: 

25/08 | Segunda-feira 
Recepção dos Grupos Folclóricos estrangeiros. 

26/08 | Terça-feira 
22h00 - Cerimónia de Abertura, na Praça da República com participação de: Grupos Folclóricos dos países visitantes Eslováquia, Espanha, Indonésia, Itália, Turquia, Uruguai e da Banda da Associação Cultural de Vila Nova de Anha. 

27/08 | Quarta-feira 
14h30 - Gala Sénior no Teatro Municipal Sá de Miranda com os Grupos da Indonésia, Itália e Uruguai. 
22h00 - "A tradição do mundo canta e dança no fórum"
- Gala folclórica de abertura do festival no Centro Cultural de Viana do Castelo com os grupos da Eslováquia, Espanha, Indonésia, Itália, Turquia, Uruguai, Grupo Etnográfico da Areosa e Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo de Neiva. 

28/08 | Quinta-feira 
22h00 - "O mundo visita Darque, na Quinta de Santoinho"
Gala folclórica na Quinta de Santoinho, em Darque, com Eslováquia, Espanha, Indonésia, Itália, Turquia, Uruguai, Grupo Folclórico Cultural de Danças e Cantares de Carreço e Grupo Folclórico de Viana do Castelo. 

29/08 | Sexta-feira 
10h30 - Jogos tradicionais portugueses no Jardim da Marina com a participação de todos os grupos visitantes, seguido de almoço de confraternização. 
22h00 - "Barroselas com o mundo na cultura da tradição"
Gala folclórica na Vila de Barroselas, com os grupos da Eslováquia, Espanha, Indonésia, Itália, Turquia, Uruguai e Grupo Folclórico de S. Paulo, Barroselas. 

30/08 | Sábado 
22h00 - "O mundo canta e dança entre o Lima e a montanha"
Gala folclórica de encerramento do festival no Centro Cultural de Viana do Castelo, com os grupos da Eslováquia, Espanha, Indonésia, Itália, Turquia, Uruguai, Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães e Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Perre.
24h00 - Finalizado o espectáculo, haverá convívio com animação musical e tasquinhas, junto à porta Mexia Galvão, nas traseiras dos Antigos Paços do Concelho .

31/08 | Domingo 
19h00 - Convívio na Quinta de Santoinho, em Darque, com elementos de todos os grupos folclóricos participantes, famílias de acolhimento, amigos e aberto a toda a comunidade vianense.

Comentários

  1. Por lapso, foi mencionado que o Festival de Foclore Internacional (Gala Sénior) no dia 27 decorrerá no Teatro Sá de Miranda... Penso que assim foi no ano de 2013. Em 2014 é no Centro Cultural (Coliseu). Margarida

    ResponderEliminar
  2. No Dia 30 de Agosto ( Sábado ) fui ao feirão.
    Havia duas tendas a vender artigos . Como sou apreciador de Broa caseira os olhos fincaram-se na tenda do Grupo de Areosa .
    Miolo amarelo ,a crosta ( Codea ) Acastanhada tudo indicava que fosse a melhor broa no local.
    Depressa se esgotou !
    No dia seguinte quando é o meu espanto a massa interior estava mole , húmida o que não é nomal numa broa caseira. Uma broa caseira cada dia que passa a massa vai ficando mais seca.
    Ao preço que foi Kg tornou-se um autentico barrete . Será que estes produtos são fiscalizados , obedecendo ás regras de fabrico .
    Conclusão foi toda posta de parte pondo em causa a saude da familia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Já se acenderam as luzes de Natal em Viana do Castelo

As iluminações estão presentes em várias ruas de Viana, engalanando ainda duas entradas da cidade, praças e rotundas até ao dia 08 de janeiro de 2023. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e as 00h00.